Médica cardiopediatra explica as possíveis causas
As dores no peito em crianças são motivos de preocupação para muitos pais. Entender suas causas, portanto, é fundamental para garantir a saúde dos pequenos. A Dra. Verônica Martins, médica cardiopediatra, explica os principais fatores que podem desencadear esses sintomas e como diferenciar situações graves de casos benignos.
Mania de Saúde – Quais são as principais causas de dores no peito em crianças e adolescentes? Como elas diferem das causas em adultos?

Dra. Verônica Martins – Dores no peito em crianças e adolescentes podem ser causadas por uma variedade de fatores, e muitas vezes diferem das causas mais comuns observadas em adultos. As principais causas são: doenças musculoesqueléticas, problemas respiratórios (como infecções respiratórias e asma), ansiedade, estresse e doença do refluxo gastroesofágico. A dor no peit na criança e no adolescente decorrente de condições cardíacas é mais rara, podendo ser causada por doenças como pericardite ou miocardite. Em adultos, especialmente os mais velhos, a dor no peito é frequentemente associada à angina ou infarto do miocárdio, embolia pulmonar e dissecção aórtica, todas as condições raras em crianças.
Mania de Saúde – Quando os pais devem se preocupar com dores no peito em seus filhos e buscar atendimento médico imediato?
Dra. Verônica Martins – Os pais devem ficar atentos a alguns sinais e sintomas que, quando associados à dor no peito em crianças e adolescentes, podem indicar a necessidade de procurar atendimento médico imediato, como dor intensa e súbita, dor que ocorre durante algum esforço físico, dificuldade para respirar, taquicardia, palpitações, tonturas ou desmaio, palidez, suor frio, náuseas ou vômitos.
Mania de Saúde – Quais exames ou testes são geralmente recomendados para diagnosticar a causa das dores no peito em crianças?
Dra. Verônica Martins – Na consulta cardiológica, podem ser solicitados exames adicionais como exames laboratoriais, eletrocardiograma, holter de 24 horas, ecocardiograma com Doppler e radiografia de tórax. A depender da avaliação médica, outros exames como teste ergométrico na esteira ou ressonância magnética podem ser também solicitados.
Mania de Saúde – Existem medidas preventivas que os pais podem adotar para minimizar o risco de dores no peito relacionadas a problemas cardíacos em crianças?
Dra. Verônica Martins – Sim, os pais que adotam medidas preventivas ajudam a minimizar o risco de dores no peito relacionadas a problemas cardíacos. Incluem-se aqui: manter um estilo de vida saudável e alimentação balanceada, incentivar a prática regular de atividades físicas, controlar a ansiedade, evitar a exposição desnecessária ao fumo (fumo passivo), manter o calendário vacinal em dia e buscar avaliações regulares com o pediatra. Essas medidas não só ajudam a minimizar o risco cardiovascular, mas também promovem uma vida saudável, que pode prevenir outras condições de saúde ao longo da vida.