Reconhecimento de âmbito nacional

Reconhecimento
O Diretor Bruno Paes Guimarães

Bittencourt fica entre as 10 melhores escolas nas Olimpíadas SAS Educação 2024

Existem várias maneiras de avaliar uma instituição de ensino. Mas nenhuma delas é tão impactante quanto ver seus alunos brilhando no cenário nacional, transcendendo as barreiras regionais para evidenciar o poder de uma educação de qualidade. Pois foi isso que aconteceu em agosto, quando o Colégio Bittencourt figurou entre as 10 melhores escolas nas Olimpíadas Científicas SAS Educação 2024, concorrendo com 1200 instituições de ensino de todo o Brasil.

Promovida por um dos sistemas de ensino que mais aprovam no país, as Olimpíadas Científicas SAS Educação abrangem diversas áreas de conhecimento, permitindo que os estudantes apliquem seus aprendizados em diferentes contextos. O Diretor Bruno Paes Guimarães falou ao Mania de Saúde sobre essa conquista, que reflete o compromisso da escola em oferecer uma formação de excelência aos alunos.

“Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, estivemos em Atibaia-SP, para participar do fórum anual do Sistema de Ensino SAS. Foi lá que o Colégio Bittencourt se tornou uma das 10 escolas com melhor desempenho nas Olimpíadas Científicas, abrangendo competições de prestígio nacional, incluindo Canguru, OBMEP, entre outras. Trata-se de uma conquista importante não só para a escola, mas sobretudo para as famílias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes”, diz Bruno. “Afinal, eles passam a ser testados fora da rotina escolar, vivenciando desafios elaborados nacionalmente. Ou seja: é possível avaliar o desempenho dos alunos não só em relação a Campos dos Goytacazes, mas em relação a todo o país, o que é um grande diferencial para o seu aprendizado”, acrescentou.

Todo esse sucesso, segundo o diretor, é fruto de um trabalho desenvolvido há muitos anos pelo Colégio Bittencourt, que reúne cinco pilares para garantir uma formação de excelência ao estudante. “O primeiro deles é o emocional das crianças. Nosso trabalho visa uma abordagem sempre individualizada, que compreende as situações específicas do aluno e da família, envolvendo até mesmo questões emocionais, já que elas podem afetar o desempenho do estudante. Depois temos a parte física, que começa desde o berçário, trabalhando a psicomotricidade, até o ensino médio, com o incentivo a esportes como futebol, basquete, handebol e voleibol, além da participação em todas as olimpíadas regionais. O motivo é simples: quando o jovem ou a criança tem um corpo saudável, estará mais apto a desempenhar suas atividades de maneira mais eficiente e produtiva”, conta Bruno.

Ele prossegue elencando os outros pilares do colégio. “No Bittencourt, também levamos em conta o aspecto social das crianças. Outro ponto importante é o nosso projeto pedagógico, que acaba fundamentando todos os outros, uma vez que o Colégio Bittencourt sempre se preocupou com a formação integral da criança. Afinal, não somos uma empresa ou um negócio, mas sim uma instituição dedicada a formar jovens para a vida. Nossa longevidade de 110 anos reflete claramente essa missão, sendo o maior alicerce do nosso trabalho”, afirma.

Bruno destaca, por fim, o projeto cultural da escola, que abrange uma série de mecanismos para fomentar o conhecimento dos alunos. “Nossos projetos incluem desde viagens para conhecer outros estados e municípios, como também diversas atividades realizadas dentro da escola, fortalecendo o repertório dos alunos. Além disso, temos o programa bilíngue, que prepara o estudante para uma comunicação em escala global, ampliando oportunidades futuras. Tudo isso explica por que nossos alunos conquistaram a melhor média de redação no ENEM em Campos dos Goytacazes e obtiveram mais de 80% de aprovação em escolas públicas. Eles se beneficiam de um ensino verdadeiramente individualizado, que traz as ferramentas necessárias para a construção de um futuro brilhante e promissor”.