No dia 11 de junho, a área educacional em nossa região celebrou um marco significativo: o Colégio Bittencourt completou 110 anos de história, sendo um pilar na formação de inúmeras gerações de estudantes, sempre valorizando o desenvolvimento individual de cada aluno. Para exaltar toda essa conquista, o Colégio Bittencourt realizou um grande evento na escola, reunindo professores, coordenadores, direção e alunos, bem como figuras expoentes da comunidade, que prestigiaram o evento e ressaltaram o histórico de sucesso da instituição.
O Diretor Bruno Paes Guimarães falou ao Mania de Saúde sobre o aniversário da escola, que há mais de um século mantém-se sob gestão famliar. “Essa cerimônia é a etapa final de um ciclo de comemorações. É uma maneira de reconhecer o esforço de todos os que fizeram parte dos 110 anos de existência dessa instituição, que testemunhou inúmeros eventos históricos: a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, duas pandemias, mudanças tecnológicas, o regime militar, a chegada da democracia, os períodos de inflação, a transição para o Real, além de muitos outros eventos sociais e esportivos, indo desde a primeira até a última Copa do Mundo. Essa solenidade foi importante para refletirmos sobre todas as nossas conquistas, reafirmando assim nosso compromisso em ser uma família dedicada a cuidar de outras famílias, promovendo sempre uma educação individualizada e de excelência para cada aluno”, declarou.
Outro ponto ressaltado por Bruno diz respeito às próprias transformações ocorridas na área da educação, que além de ter atravessado diferentes momentos, hoje traz uma realidade ainda mais desafiadora para os estudantes. “O processo educacional no Brasil, por um longo período, foi conduzido por pessoas que viam a educação como uma missão. Nos últimos anos, porém, houve uma enorme profissionalização desse segmento, muitas vezes resultando em uma abordagem mais orientada para o mercado, em vez de priorizar as necessidades individuais do aluno”, frisa o diretor. “Nós sabemos que o ENEM é uma ferramenta importante, mas ela não é a única. Não podemos classificar um estudante como bom ou mau aluno com base somente no resultado de uma prova de dois dias, sem considerar todo o esforço realizado por ele ao longo de 17 anos. Quantas habilidades e competências podem ser desenvolvidas ao longo desse tempo? Por essa razão é que, no Bittencourt, sempre distinguimos modismos de modernidade, porque o colégio foi fundado para ser uma escola, a fim de educar crianças e jovens para a vida – e não somente para um vestibular. Nosso objetivo, portanto, é transformar a vida do aluno, permitindo que ele desenvolva todo o seu potencial e realize os seus sonhos”, disse.
Bruno ressalta, por fim, o papel de cada um dos colaboradores que marcaram – e marcam – a história do Colégio Bittencourt, que sempre desempenharam um papel crucial na formação dos estudantes. “A colaboração entre as pessoas é um dos pilares essenciais da escola. Afinal, não fazemos nada sozinhos. Nossa maior ferramenta são as pessoas. Por isso investimos no desenvolvimento dos alunos e na qualificação dos nossos profissionais, trazendo inovação e tecnologia para favorecer o crescimento e o aprendizado contínuo de toda a comunidade escolar. Essa abordagem possibilita que as conquistas aconteçam naturalmente, sendo fruto de um trabalho realizado não apenas com profissionalismo, mas, acima de tudo, com paixão”.