Seu filho precisa de óculos?

Seu filho precisa de óculos?
Os administradores Najla Lessa Mansur, José Mansur Hobaica e Elisabete Lessa

Confira 5 dicas essenciais antes de fazer as lentes

Quem navega pelas redes sociais provavelmente já se deparou com o vídeo de um garotinho relutante em colocar os óculos pela primeira vez, mesmo sendo incentivado pelos pais. Mas bastou o médico encaixar a armação no rosto da criança para ela logo se espantar e, em seguida, maravilhar-se ao ver os rostos da mãe e do restante da família com total nitidez.

Pois é. Se para um adulto as lentes de correção fazem toda a diferença no dia a dia, seja em casa ou no trabalho, para as crianças elas se tornam ainda mais necessárias, já que estão em fase de crescimento e, muitas vezes, suscetíveis a problemas visuais. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), por exemplo, 30% das crianças em idade escolar no Brasil enfrentam dificuldades de visão, enquanto 80% nunca fizeram uma avaliação oftalmológica.

Essa estatística fica ainda mais alarmante se levarmos em conta o impacto dos problemas visuais na educação das crianças, já que elas podem ter falta de interesse nas disciplinas por não conseguir enxergar aquilo que é apresentado em sala de aula. Isso enfatiza a importância de cuidar da saúde ocular desde cedo, sobretudo tendo em vista que problemas como hipermetropia ou astigmatismo são simples de serem resolvidos com o uso de óculos.

Mas como garantir que seu filho tenha as lentes adequadas ao longo desse processo? Como escolher os óculos ideais para uma criança? Quem nos dá essa resposta é a Ótica Avenida, que há mais de 50 anos é a grande referência para óculos de qualidade em nossa região. Os administradores José Mansur Hobaica, Elisabete Lessa e Najla Lessa Mansur listaram 5 dicas essenciais para a escolha correta dos óculos infantis, visando sempre proteger a saúde ocular dos pequenos. Confira!

 

1 – Lentes adequadas: Hoje o mercado óptico dispõe de uma grande variedade de lentes e é importante ter orientação profissional para garantir a melhor escolha para o seu filho. Um exemplo são as lentes com filtro de luz azul, bastante indicadas para crianças que usam muito as telas digitais. Estude as opções de lentes disponíveis!

2 – Ajuste os óculos: Confira se eles estão perfeitamente ajustados ao rosto da criança. Afinal, óculos apertados causam desconforto e deixam marcas na pele. Já óculos muito soltos escorregam e têm risco de quedas, sobretudo durante as brincadeiras.

3 – Limpeza correta: Não deixe que a criança limpe os óculos por conta própria. Siga as orientações do fabricante e da ótica, já que muitas lentes exigem um tratamento mais cuidadoso.

4 – Armazenamento e manutenção: Ensine seu filho a guardar os óculos no estojo quando não estiver usando. Faça verificações constantes para garantir que os óculos ainda estejam ajustados corretamente e que as lentes não estejam danificadas. As crianças crescem muito rápido e por isso é importante ajustar os óculos sempre que for preciso.

5 – Tenha outro modelo: Muitas vezes, as crianças se envolvem em atividades que resultam na queda ou até mesmo na perda dos óculos. Para evitar esse problema, tenha sempre um par extra à disposição, a fim de evitar que a criança fique privada de suas lentes essenciais por um período prolongado, garantindo assim uma visão correta e sem contratempos.

Quer saber como a Ótica Avenida pode auxiliar nessa escolha? Mais informações pelo WhatsApp (22) 98858-2540