Os problemas neurológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, afetando 43% da população mundial. Além de comprometerem a qualidade de vida de pessoas das mais diferentes idades, muitas vezes esses problemas exigem tratamento cirúrgico urgente para minimizar danos e salvar vidas.
Em Campos dos Goytacazes, quem tem dado exemplo nesse sentido é o Hospital Geral ProntoCardio, que possui uma das emergências mais completas do interior fluminense, garantindo um cuidado especializado a pacientes com diversos tipos de condições neurológicas, como revelam os médicos neurocirurgiões Dr. Ramon Romano e Dr. Douglas Romano nesta entrevista.
Mania de Saúde – Como funciona a atuação da neurocirurgia na emergência?
Dr. Ramon Romano – A neurocirurgia é uma área muito ampla, pois atuamos em doenças relacionadas ao sistema nervoso central e periférico, incluindo desde um sangramento cerebral até alguma dor na coluna de difícil controle. Os casos mais frequentes são traumatismos de crânio e dores que não respondem aos medicamentos utilizados de forma emergencial. O atendimento é realizado inicialmente no setor de emergência e, após a identificação de algum problema mais grave, a equipe é contatada.
Dr. Douglas Romano – A neurocirurgia é uma especialidade que atua na emergência avaliando uma grande variedade de pacientes e de doenças. As mais frequentes no nosso meio são os acidentes vasculares cerebrais, conhecidos como AVC, dores na coluna, que podem ocorrer por hérnia de disco, fraturas, infecções, entre outras causas. No nosso atendimento, avaliamos como está o quadro clínico do paciente e solicitamos exames para confirmar o diagnóstico. Em seguida, realizamos o tratamento conforme a doença de cada paciente, por meio de medicações ou por meio de cirurgia.
Mania de Saúde – E no ambulatório? Como é feito esse acompanhamento?
Dr. Ramon Romano – O ambulatório é a parte mais importante para seguimento e investigação do caso do paciente após esse atendimento emergencial, seja com um exame neurológico mais minucioso ou exames que não precisam ser realizados na emergência. Além do acompanhamento pós-operatório e da própria evolução do paciente.
Dr. Douglas Romano – Nossa equipe realiza atendimentos no Centro Médico do Hospital Geral ProntoCardio, acompanhando os pacientes que foram atendidos e tratados de forma emergencial no pronto atendimento de emergência, assim como pacientes que buscam uma avaliação inicial de neurocirurgia. Atendemos pacientes com dores na coluna, hérnia de disco, dores de cabeça, entre outros casos clínicos de dores crônicas, que podem ou não ser tratadas cirurgicamente.
Mania de Saúde – Como avaliam a estrutura do Hospital Geral ProntoCardio e a interação entre as equipes?
Dr. Ramon Romano – Nossa equipe faz parte dessa reestruturação do hospital desde o início e sempre foi muito claro para nós não só a intenção, mas a prática de uma gestão que busca tratar pacientes e funcionários de forma humana e atendendo a cada demanda que venha a ocorrer, como na estruturação dos andares e da Unidade Intensiva, sendo hoje, sem dúvida, um hospital para pleno atendimento e tratamento de patologias neurocirúrgicas.
Dr. Douglas Romano – O Hospital Geral ProntoCardio conta com uma infraestrutura moderna, profissionais bem treinados e capacitados, tanto na emergência, como nas unidades de internação e centro de terapia intensiva, assim como o Centro Médico. Temos um ótimo relacionamento com as demais equipes que atuam no hospital, visando sempre o bem-estar e a melhora clínica do paciente. É com grande satisfação que trabalhamos aqui.