
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já fez o alerta: o número de casos de miopia sairá da casa dos 1,95 bilhão atuais para a cifra de 3,36 bilhões no ano de 2030, sendo o uso da tecnologia um dos fatores que vêm contribuindo para essa incidência, de acordo com a entidade. Nesse contexto, é muito comum as pessoas terem dúvidas quanto ao uso de óculos, sem entender muito bem o processo de realização do exame de vista e da feitura das lentes. Mas a boa notícia é que o mercado óptico está cada vez mais apto a atender e orientar o público diante dessa necessidade.
Esse é o tema de nossa conversa com a administradora Najla Lessa Mansur, da Ótica Avenida, que há mais de 50 anos é referência no setor em nossa região. “As dúvidas quanto à realização do exame de vista são corriqueiras no nosso dia a dia e a necessidade de realizá-lo se torna notória quando a pessoa começa a sentir desconforto visual. Alguns desses desconfortos são: vermelhidão nos olhos, dor frequente nos olhos, dor de cabeça constante, entre outros fatores. Dessa forma, fica clara a necessidade da realização de uma avaliação médica, para garantir o diagnóstico adequado”, orienta Najla, ressaltando que a fadiga ocular tem se tornado mais constante atualmente, devido ao uso contínuo das telas do computador e do smartphone.
O importante é que, após a avaliação do oftalmologista, o paciente busque orientação especializada para confeccionar seus óculos, que hoje são beneficiados pelo avanço tecnológico, como lembra a administradora. “Através do desenvolvimento cada vez mais avançado do setor, podemos contar com a fabricação e inovação nas tecnologias para a correção visual, desenvolvendo lentes que combatem a luz solar (UVA/UVB), bem como a luz azul nociva que vem das telas. O investimento com a saúde ocular deve visar principalmente a qualidade com as lentes”, ressalta Najla. “As lentes são cada vez mais tecnológicas e combatem a fadiga com lentes Transitions (que escurecem com a luminosidade solar), as lentes Blue, que controlam a luz azul nociva, as lentes em HD, que dão um maior conforto visual e uma melhor adaptação, sendo que há também o antirreflexo, que reduz a luminosidade nas lentes e bloqueiam alguns reflexos, demonstrando o quanto a indústria evoluiu para beneficiar o cliente”.
Por falar em atender bem ao público, a Ótica Avenida tem dado exemplo no setor, buscando sempre inovar o seu trabalho. Basta lembrar, por exemplo, que a empresa construiu um laboratório próprio, totalmente digital, voltado para a fabricação e montagem das lentes, que exigiu um alto investimento tecnológico. Para isso, ela agregou máquinas de surfaçagem de última geração ao seu laboratório de montagem digital, permitindo a fabricação de lentes em até 1 hora.
“Já imaginou em até 1 hora você já estar com seus óculos prontos em mãos?”, pergunta a administradora. “Trata-se de um avanço muito grande, que vem aprimorar ainda mais o nosso trabalho, garantindo ao cliente toda a agilidade que ele tanto necessita. Lembrando que, além de toda a tecnologia, contamos com uma equipe técnica treinada e totalmente especializada para fabricar e montar cada óculos com perfeição e qualidade, proporcionando um resultado final de excelência para o nosso público”.
Segundo Najla, a Ótica Avenida zela cada vez mais pela qualidade do atendimento, que vem se tornando o principal critério para os consumidores no momento de definir sua compra. “Isso mostra que o bom atendimento, sem dúvidas, faz toda a diferença. Deixar o cliente satisfeito é a nossa grande missão. Ao atingir esse objetivo, o próprio cliente acaba divulgando nosso trabalho para outras pessoas, estabelecendo assim uma rede de confiança muito grande, que reforça a importância da Ótica Avenida para o mercado óptico de nossa região, onde ela está presente há mais de 50 anos, sempre inovando para se adequar à necessidade dos clientes, a fim de atendê-lo com excelência e satisfação”.


Uma história marcada pelo pioneirismo
Pioneira no mercado óptico em nossa região, onde está presente há mais de 50 anos, a Ótica Avenida é referência em produtos de qualidade, mantendo um legado de tradição e inovação no atendimento ao público do interior fluminense. Para isso, ela investe cada vez mais em tecnologia, garantindo agilidade ao cliente, além de se distinguir ainda mais na realização de seu trabalho.

A família de empresários José Mansur Hobaica,
Elisabete Lessa e Najla Lessa Mansur
ressalta a qualidade do atendimento da Ótica Avenida, que é reconhecida pelos clientes, cuja preferência ilustra como a empresa se tornou protagonista no mercado óptico da região
