Se em 2020 a palavra medo tomou conta do mundo por causa da pandemia do novo coronavírus, logo em janeiro de 2021 o verbete se tornou outro: esperança. Em 17 de janeiro deste ano, a enfermeira Mônica Calazans foi a primeira brasileira a ser imunizada contra a Covid. De lá para cá, após momentos difíceis, o Brasil começa a ver a desaceleração da doença e as atividades econômicas serem retomadas.
Mas, para que possamos finalmente dizer que vencemos a pandemia, precisamos fazer a nossa parte. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas que ainda não receberam a segunda ou terceira dose a procurarem um dos postos de vacinação ou fazerem o agendamento online. O diretor municipal de Atenção Básica, o médico infectologista Dr. Rodrigo Carneiro, explicou que estudos mostram que a imunização só é totalmente eficaz se o esquema vacinal estiver completo, ou seja, as duas doses ou a dose única aplicada (vacina da Janssen). Até a produção deste texto, o município estava com 75% da população com 18 anos ou mais vacinada com as duas doses ou dose única. Entre os adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, o percentual é de 85,6% vacinados com a primeira dose e 7,6% com a segunda. “Não podemos baixar a guarda agora. Só estamos conseguindo reduzir o número de casos, internações e óbitos por causa da estratégia de vacinação adotada pela secretaria”, disse o médico.
Em Macaé, com as novas etapas na campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, o município atingiu 135,2 mil pessoas vacinadas com duas doses ou dose única, o que representa 52% da população geral, até a produção desta matéria. A cidade já atingiu também 183,5 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, que corresponde a 70% da população geral. A Secretaria Municipal de Saúde garantiu ainda a dose de reforço para 11,8 mil idosos, profissionais da Saúde e imunossuprimidos.
O município de Itaperuna aplicou até a sexta-feira, 12 de novembro, 139.199 doses de vacinas – somadas a primeira, segunda e única doses. Já a cidade de Italva alcançou a marca de 20077 vacinas aplicadas no município. Sendo 10732 pela primeira dose, 8484 pela segunda dose ou de doses únicas e 861 pela dose de reforço. Mais de 70% da população apta está vacinada.
Com isso, a esperança é a de que, em 2022, possamos avançar no combate ao coronavírus e, finalmente, vermos a vida retornar ao normal.