Medicina do trabalho em tempos de pandemia

Regime home office também requer proteção e cuidados contra a Covid-19
Dr. Leonardo Bacelar

É difícil apontar, no mundo moderno, algum acontecimento que tenha provocado tantas mudanças no mercado de trabalho como a pandemia da Co-vid-19. Em todos os continentes, empresas dos mais variados setores estão tendo que se adaptar a essa nova realidade, alterando toda sua logística de funcionamento. É nesse contexto que a medicina do trabalho entra ainda mais em evidência, auxiliando os setores envolvidos a terem uma adapta-ção mais assertiva em meio à pandemia.

Para abordar o assunto, o Mania de Saúde entrevistou o médico psiquiatra Dr. Leonardo Bacelar, Diretor da Clínica Proteus, que é especializada em medicina ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Ele começa explicando como a Proteus tem se portado diante desse novo cenário. “A Proteus segue as orientações do governo federal, através da MP 920/2020, que regulamentou que as empresas de-veriam suspender, durante o período da pandemia, a realização de exames ocupa-cionais, com exceção dos exames demissio-nais e de exames que fossem considerados necessários pelo médico coordenador da empresa. A clínica segue também as orientações dos demais decretos federais, estaduais e municipais, que estão sempre se atualizando para combater a pandemia”, diz Dr. Leonardo.

Segundo ele, com as medidas ado-tadas para combater a transmissão do novo coronavírus, a adesão ao trabalho à distância foi a maneira mais eficiente que as empresas encontraram para não para-lisarem suas atividades, mas também há o cenário de trabalhadores que precisam estar em campo, pois suas funções não comportam a modalidade de home office. “Nesse contexto, os serviços de medicina do trabalho são fundamentais para a con-tenção da transmissão do novo coronavírus, pois o médico do trabalho possui autonomia para definir aqueles que estão no grupo de risco e, principalmente, discutir medidas preventivas específicas para esse grupo, seguindo uma série de critérios, inclusive ativamente na definição da política de saúde da empresa, orientando as chefias e todos os trabalhadores, tanto os que estão em ativi-dades essenciais, quanto os em home office”.

Dr. Leonardo destaca outras medi-das adotadas pela Proteus nesse período. “Treinamos nossos colaboradores e os atendimentos só estão sendo realizados com horário previamente agendado. Oferecemos apoio em diversos setores para atendimento às empresas e aos colaboradores, prepara-mos e distribuímos cartilhas de orientação para as empresas e os colaboradores quanto prevenção ao Covid-19, ao isolamento e quarentena e prevenção da saúde mental. Elaboramos planos de contingência para as empresas, fazemos acompanhamento dos colaboradores em quarentena e orien-tações de como proceder em casos suspeitos e acompanhamento remoto dos mesmos, além de apoio técnico nas diversas ques-tões relativas ao Covid-19. É importante pensarmos também na saúde mental dos colaboradores. Por isso, preparamos uma cartilha para orientar os colaboradores e familiares, a fim de resguardá-los ainda mais nesse momento”, finalizou.

Confira algumas dicas de Dr. Leonardo para obter bem-estar na quarentena.