Mais harmonia para a sua vida!

Dr. José Rogério Caetano, médico angiologista, cirurgião vascular e especialista em harmonização facial

A pandemia ocasionada pela Covid-19 trouxe diversos anseios ao público em geral. Por isso que, nesse momento,

muitas pessoas têm buscado aumentar a sua autoestima para se sentirem melhor consigo mesmas, a fim de garantir um melhor equilíbrio emocional para atravessar a quarentena – e um dos métodos mais procurados para cumprir esse objetivo é a harmonização facial, cuja demanda, curiosamente, tem surgido mesmo em meio à pandemia.

Quem nos fala sobre a novidade é o Dr. José Rogério Caetano, médico angiologista, cirurgião vascular e especialista em harmonização facial. “Nesse período de quarentena, tem havido uma busca interessante pela harmonização facial, que eu credito às questões psicológicas que estão envolvendo a própria pandemia: aumento da ansiedade, pessoas mais afastadas de seus hábitos usuais, muitas sem poder fazer atividade física, nem sair de casa. A harmonização facial passa a ser um pouco a busca de uma harmonização exterior que vai ajudar nessa harmonização interior. Por isso os pacientes estão aproveitando esse período para fazer alguns procedimentos estéticos e, assim, elevarem sua autoestima”, diz o médico.

Ele destaca quais são os métodos mais demandados na atualidade. “Entre os procedimentos mais requisitados pelos pacientes, estão a volumização de lábios e o uso de bioestimuladores para aumentar a produção de colágeno e, assim, melhorar a qualidade da pele, a fim de promover o rejuvenescimento. Também há uma busca pelos preenchimentos com ácido hialurônico, voltados para os pacientes que têm mais flacidez na face e precisam corrigir a gordura perdida durante os anos, eliminando aquela expressão de cansaço, de envelhecimento, trazendo grandes benefícios à estética facial”.

Dr. José Rogério cita ainda outros procedimentos, que, inclusive, podem ser associados. “Um exemplo é a técnica denominada Firm and Lift, ou seja, firmar e elevar, onde a gente injeta, de forma associada, o ácido hialurônico com o bioestimulador. Isso aumenta o volume e trata a pele para que ela produza mais colágeno, melhorando o aspecto da face”, conta o médico. “Outra técnica muito interessante e inovadora é o uso dos fios para rejuvenescimento facial. Alguns desses fios apenas aumentam a produção de colágeno, enquanto outros fazem tanto essa estimulação da produção de colágeno quanto a promoção do rejuvenescimento, levantando a pele. São os chamados fios de tração e sustentação. Eles trazem um resultado imediato, sem fazer volume na face, com materiais de ponta e que oferecem excelentes resultados”, acrescenta Dr. José Rogério, ressaltando ainda o uso da toxina botulínica, outro procedimento bastante procurado na atualidade. “A toxina bloqueia a contração muscular e faz com que o rosto fique com a pele mais lisa, mais esticadinha, eliminando as rugas e dando uma aparência de rejuvenescimento. Os pacientes ficam muito satisfeitos com os resultados”.

Busca pela pele perfeita tem crescido
mesmo em meio à pandemia

Ex-Research Fellow da Universidade de Londres, Ex-Professor Assistente da Universidade de Utah-USA e Visiting Professor na Universidade da Califórnia, UCLA-USA, Dr. José Rogério explica, também, como tem associado sua atuação como angiologista com a harmonização facial. “Às vezes as pessoas ficam surpresas de um cirurgião vascular estar fazendo harmonização facial, mas vejo um aspecto muito positivo, porque, além de agregar toda a minha experiência como médico, as mais temidas complicações da harmonização facial são vasculares. Então, ninguém melhor do que um cirurgião vascular para evitar essas complicações”, lembra Dr. José Rogério, que, para a nova especialidade, fez estágio no Instituto Transformando Faces, BH-MG, além de Treinamento em Anatomia Facial no Miami Anatomical Research Center, Flórida-USA, dois centros de excelência em harmonização facial. “É muito gratificante conseguir melhorar a autoestima dos pacientes, ainda mais na quarentena, onde tantos buscam bem-estar por meio da harmonização. Para isso, temos seguido todos os protocolos de segurança, higienizando os ambientes a cada consulta e espaçando os atendimentos, para garantir a eles o resultado que tanto desejam: sentir uma harmonia maior consigo mesmos e alcançar o tão sonhado rejuvenescimento”.