Sabe aquele incômodo com a papada que insiste em aparecer nas fotos? Pois é, tem solução — e ela não precisa ser necessariamente complexa. Quem nos esclarece mais sobre o assunto é a Cirurgiã Bucomaxilofacial, Especialista em Dor Orofacial & Disfunção Temporomandibular, Odontologia Hospitalar e Pacientes Especiais, Dra. Rhianna Barreto.
Mania de Saúde – Quais são as principais causas do acúmulo de gordura ou flacidez na região da papada? Em que casos o tratamento é indicado?
Dra. Rhianna Barreto – Existem alguns fatores que causam a flacidez e o excesso de gordura na papada. Entre eles, está a oscilação do peso, já que o sobrepeso geralmente causa a papada pelo acúmulo de gordura. Mesmo em pacientes magros, porém, a papada pode ocorrer pelo excesso de pele na região, decorrente da oscilação do peso. Outro fator é a genética, pois existe predisposição familiar por fatores genéticos de estrutura óssea da mandíbula (queixo retraído), flacidez em região de pescoço e também de acúmulo de gordura na região. A posição da cabeça é outro fator importante, já que postura inadequada, uso excessivo de celulares e computador contribuem para flacidez precoce na região. Além disso, o envelhecimento também causa flacidez na região por acúmulo de pele e também da musculatura (músculo Platisma), causando a papada que tanto incomoda. Em todos esses casos, o tratamento é indicado, mas existem diferentes tratamentos, dependendo do tipo de papada que o paciente apresenta. As indicações de tratamento são: quando há incômodo estético ou alteração no contorno facial; casos de gordura localizada, flacidez de pele, ou ambos; pacientes que buscam rejuvenescimento ou definição do ângulo cervicofacial.
Mania de Saúde – Quais são as opções cirúrgicas disponíveis hoje?
Dra. Rhianna Barreto – As técnicas cirúrgicas mais atuais são: a lipoaspiração (nos casos de excesso de gordura na região), a platismoplastia (nos casos em que há flacidez da musculatura associada) e a técnica que eu utilizo, chamada LINEUP, que é a mais completa, combinando lipoaspiração, plicatura muscular e remoção do excesso de pele, deixando a face com contorno e definição, ou seja, os resultados mais completos de rejuvenescimento. Nessa técnica, que é minimamente invasiva, realizada em consultório com anestesia local, removemos a gordura localizada com cânulas delicadas e isso possibilita retração de pele. Na técnica LINEUP, ainda se trabalha com pontos estratégicos para redefinir o contorno do pescoço.
Mania de Saúde – Além da cirurgia, existem métodos de reestruturação facial ou técnicas menos invasivas que ofereçam bons resultados?
Dra. Rhianna Barreto – Sim! Em alguns casos leves ou moderados de papada, quando ainda não há indicação do procedimento cirúrgico, ou para quem prefere evitar procedimentos cirúrgicos, conseguimos excelentes resultados com outros tratamentos de reestruturação e regeneração da região através de tratamentos combinados de acordo com cada necessidade: Bioestimuladores de colágeno (Sculptra®, Radiesse®) melhoram a firmeza da pele e o contorno do pescoço ao longo dos meses; Ultrassom microfocado (Ultraformer®, Liftera®) estimula a produção de colágeno e promove efeito lifting, com melhora gradual da flacidez; criofrequência ou radiofrequência são tratamentos que aquecem as camadas profundas da pele para estimular colágeno e reduzir flacidez.
Mania de Saúde – Quais tecnologias têm se destacado no combate à papada?
Dra. Rhianna Barreto – As tecnologias mais eficazes que existem no mercado e que apresentam evidência científica de resultado são os Bioestimuladores de colágeno e o ultrassom microfocado, preferencialmente associar as duas tecnologias, onde os resultados são melhores. A criolipólise não apresenta evidências científicas satisfatórias de resultado para tratamento da papada. A definição da melhor abordagem depende de uma avaliação clínica individualizada, considerando a quantidade de gordura, o grau de flacidez, a estrutura óssea e as expectativas do paciente. Normalmente, pacientes que apresentam maior grau de flacidez e gordura acumulada na região têm melhores resultados com o protocolo cirúrgico, pois é o tratamento padrão ouro para a região. Hoje, os protocolos híbridos são tendência – unindo cirurgia e tecnologias minimamente invasivas para potencializar resultados e prolongar os efeitos do rejuvenescimento. O protocolo mais eficaz é o tratamento cirúrgico associado aos Bioestimuladores injetáveis.