
Referência em oftalmologia, clínica aposta no futuro e traz aparelho equipado com IA
Já se tornou comum, na área da saúde, ver médicos criando planos de negócios, fazendo cursos de marketing digital e planejamento financeiro, com o objetivo de alavancar uma clínica e obter o tão esperado sucesso. No entanto, há trajetórias que começam com propósitos um pouco mais simples, mas que ainda assim geram grandes resultados. Foi o que ocorreu com o Centro de Olhos de Campos, que há 30 anos se tornou referência em oftalmologia ao priorizar o cuidado com o paciente, garantindo um atendimento de excelência à população.
Fundado por oftalmologistas que sentiam falta de espaços para realização de exames complementares na cidade, o Centro de Olhos nasceu como um pequeno serviço de apoio na área oftalmológica, mas logo viu sua demanda crescer exponencialmente, a ponto de tornar-se um polo oftalmológico para toda a região – surpreendendo os médicos oftalmologistas Dr. Antonio Marcos Ferreira Manhães, Dr. Arnaldo de Queirós e Almeida, Dr. Francisco Sérgio Allemand Manhães, Dr. Guilherme Camillo Jr., Dr. Márcio Barreto Moreira, Dr. Otávio Antônio Leite Cabral e Dr. Rodrigo de Queirós e Almeida, sócios-proprietários da clínica.
“Nosso objetivo, ao criar o Centro de Olhos, foi montar uma estrutura que pudesse oferecer suporte em exames complementares e determinados tratamentos, a fim de atender a um grupo de oftalmologistas que militava na cidade. Isso porque muitos pacientes tinham que ir ao Rio de Janeiro para fazer exames naquela época, já que não havia estrutura no município para esse tipo de atendimento. Mas o que nasceu como um propósito modesto logo acabou excedendo nossas expectativas. Em pouco tempo, a criatura superou os criadores. Com a chegada de novas tecnologias, o Centro de Olhos passou a crescer e se desenvolver, ampliando significativamente nosso rol de atendimento”, diz Dr. Márcio Barreto Moreira.
Dr. Arnaldo de Queirós e Almeida, por sua vez, lembra como o avanço trazido pela clínica mudou o patamar da oftalmologia na cidade. “O Centro de Olhos foi um marco, porque não havia nenhum serviço dessa natureza em Campos na época. A cidade não tinha ultrassom, não tinha laser para retina, sendo necessário encaminhar os pacientes para a capital. Lembro-me, por exemplo, do meu pai, que foi um grande oftalmologista e comentava como tudo era mais difícil antes da chegada do laser. Hoje, porém, temos tratamentos que impressionam pela eficiência e agilidade nos resultados, demonstrando como o avanço na oftalmologia tornou acessível o que antes era inimaginável”, ressaltou.
Embora o investimento em aparelhos seja um dos pilares da clínica, o espírito cooperativo é o que impulsionou o trabalho do Centro de Olhos, ajudando em muito a entender o seu sucesso, como explica Dr. Rodrigo de Queirós e Almeida. “Desde o início, o que fez a diferença foi a cooperação entre os colegas. Afinal, não basta formar uma sociedade. É preciso tolerância, compreensão e parceria. Até porque esse trabalho não envolve só medicina: envolve administração, contabilidade, parte jurídica, entre outros setores, que funcionam em sintonia para garantir um atendimento de excelência a cada paciente, focando sempre em resolutividade”.
Segundo Dr. Otávio Antônio Leite Cabral, o Centro de Olhos demonstra que um sonho é inteiramente possível quando há propósito e parcerias consolidadas. “Nossa intenção sempre foi fazer o melhor pela nossa cidade. Hoje, 30 anos depois, o que o Centro de Olhos representa para a oftalmologia confirma isso. Mais do que a vanguarda tecnológica, o que nos move é o compromisso com cada paciente. Esse é o maior presente que oferecemos a Campos e, em troca, recebemos a confiança da população. O mérito, portanto, é coletivo: dos sócios, funcionários e da credibilidade construída com o público, que sempre foi o nosso maior diferencial”.
Consultórios, exames e cirurgias no mesmo lugar
Há anos sediado no Edifício Medical Center, o Centro de Olhos de Campos hoje dispõe das mesmas tecnologias presentes nas grandes capitais mundiais, contando com aparelhos avançados para atender às mais diversas demandas oftalmológicas. Além disso, a clínica possui um centro cirúrgico moderno e, também, um atendimento para casos de urgência, formando o arco completo do acompanhamento da saúde ocular.
“O Centro de Olhos sempre foi a maior clínica oftalmológica da região, oferecendo uma estrutura ímpar para seus pacientes. Hoje, por exemplo, adquirimos um aparelho que agrega o uso de Inteligência Artificial (IA), sendo capaz de prever patologias que o paciente possa vir a desenvolver no futuro”, revela Dr. Guilherme Camillo Jr. “Além disso, contamos com dois tomógrafos, angiografia sem contraste, tomografia de córnea, retinografia de grande angular, angiografia de grande angular, estudo dos cones, que é um pioneirismo, estudo de fluxo laminar, que permite prever o risco de trombose no futuro, entre outros avanços. Até porque a oftalmologia não para de crescer e a gente precisa acompanhar essa evolução”, disse.
Dr. Antonio Marcos Ferreira Manhães também enfatiza o crescimento da clínica, que vem modernizando sua estrutura para melhor atender aos pacientes. “Apesar de todo o pioneirismo, o Centro de Olhos nunca ficou preso ao passado. Muito pelo contrário: nossa missão é estar sempre indo adiante, seja adquirindo os mais modernos aparelhos para exames e tratamentos, seja modernizando nosso espaço físico. Atualmente, dispomos de sete consultórios, centro cirúrgico equipado com microscópio de última geração, bem como aparelhos para cirurgias de catarata, além de termos duas amplas salas de exames com dezenas de aparelhos, tudo para oferecer um atendimento completo e resolutivo aos pacientes”, contou.
Os números, aliás, impressionam, como lembra Dr. Antonio Marcos. “Hoje realizamos mais de 2.500 consultas por mês. Isso nos torna uma clínica de alta rotatividade, mas sem abrir mão da excelência. Aqui o paciente agenda sua consulta, realiza os exames, faz o tratamento e passa por cirurgia, tudo com conforto e em um só lugar. Além disso, o Centro de Olhos sempre foi um espaço democrático, contando com a participação não só dos sócios, mas também de vários colegas oftalmologistas, que vêm à clínica trazer seus pacientes. Isso ajuda a entender por que o Centro de Olhos passou a ser tratado como referência na região, buscando sempre oferecer o máximo de qualidade em cada etapa do atendimento”.