Dificuldades em escutar podem desencadear problemas de aprendizagem
A audição é uma parte fundamental na forma com que nos relacionamos com o mundo – e nas escolas isso não é diferente. Muitos alunos, por exemplo, enfrentam desafios que vão além de decorar a matéria ou fazer a lição de casa. Problemas como falta de concentração, ansiedade, dificuldade de leitura e escrita (ou até mesmo questões emocionais) são obstáculos que afetam diretamente o desempenho deles em sala de aula e podem estar associados à capacidade de ouvir.
Um ponto importante é que nem sempre esses desafios são detectados logo de cara. Muitas vezes, os sinais de dificuldade de aprendizagem aparecem de forma sutil, como um desinteresse crescente pelas aulas ou o famoso “não consigo” que as crianças repetem com frequência. Para complicar, nem todas as escolas estão preparadas para identificar essas questões de forma rápida e eficiente.

Por outro lado, muitos professores têm buscado se reinventar, usando ferramentas como atividades mais lúdicas e recursos tecnológicos para tentar atrair a atenção dos alunos. No entanto, isso nem sempre resolve o problema, principalmente quando questões como transtornos de aprendizagem, como a dislexia e o TDAH, não são diagnosticados e tratados de maneira adequada. Em muitos casos, o problema está ligado à audição.
“Nem todo comportamento atípico é necessariamente sinal de TDAH ou TEA. Às vezes a criança fica agitada ou introvertida porque não está ouvindo direito”, afirmam Eliana Mancini e Aryta Mancini, fonoaudiólogas responsáveis pela Sonoris Campos. “Já vimos muitos casos de crianças com perda auditiva unilateral, por exemplo, que tiveram o rendimento escolar prejudicado devido à carteira que ocupavam em sala de aula, cuja posição rente à parede dificultava a compreensão dos sons. Às vezes perde-se muito tempo para fazer essa correção, afetando diretamente o aprendizado do aluno”.
Conforme destacam as fonoaudiólogas, esse cuidado ganhou ainda mais relevância no pós-pandemia, devido ao aumento de crianças com dificuldades no desenvolvimento. “Por isso, na Sonoris Campos, temos feito um trabalho muito especial para o público infantil, que necessita de um olhar especializado não só para corrigir problemas de fala ou perdas auditivas, mas até mesmo para descartar eventuais suspeitas, dando mais tranquilidade aos pais e garantindo um futuro saudável a todos”.
A Sonoris Campos está localizada à rua Voluntários da Pátria, 185, ao lado do Centro de Saúde e atende pelos telefones (22) 3025-5266 e (22) 99808-8313. Agende uma visita!