Rio das Ostras tem Escola de Velas

Escola de VelasProjeto estimula a preservação ambiental

A Escola de Velas de Rio das Ostras – Evero – é um projeto mantido pela Secretaria de Esporte e Lazer desde 2009 e que incentiva a população a praticar o esporte, ainda pouco conhecido no Brasil. Além de ensinar a velejar, o curso promove a conservação ambiental, com a coleta de lixo nas águas marítimas. As aulas são gratuitas e acontecem de segunda a quinta-feira, em dois turnos, de manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h, no Iate Clube de Rio das Ostras, na Praia do Cemitério. A Preservação ambiental é um dos temas trabalhados na Escola que, durante suas aulas, promove o recolhimento do lixo espalhado no mar. Segundo o coordenador e instrutor Willian Lopes, quem busca o esporte geralmente tem um perfil de conservação ambiental. “É um contato muito próximo entre o atleta e o meio ambiente. Eles mesmos acham o lixo na água e recolhem”, conta.

Escola de VelasO projeto tem ajudado a mudar a vida de muita gente, como a do dentista Fábio Cunha, de 33 anos. Para ele, controlar a vela desperta a vontade de persistir e administrar o vento desperta concentração e confiança. “Levo isto para minha vida pessoal e profissional. Depois que comecei as aulas, percebi o quanto me disciplinei, me organizei e trabalhei minha coordenação motora”, diz o odontólogo. Ele conta que estar diante do mar o levou a contemplar ainda mais as riquezas naturais de Rio das Ostras. “A vela ainda tem a vantagem de ser praticada junto à natureza, que me traz tranquilidade e equilíbrio, além de motivar a preservação ambiental”, relata.
As três primeiras aulas são teóricas, e durante essas, os alunos aprendem as nomenclaturas do esporte e a marinharia, onde aprendem a confeccionar as velas, e a preparação do barco antes de sair para o mar. A partir daí começam as aulas práticas.

Campeonatos – O Evero já levou alguns de seus alunos para campeonatos regionais e nacionais. Em 2011, a dupla João Pedro e Gustavo ganhou a Regata do Marinheiro, em Barra de São Pedro da Aldeia. Em São Paulo, Laize Franche e Letícia Franche também trouxeram o 1º lugar no Campeonato Brasileiro da Classe Dingue 2011, disputado no Lago de Guarapiranga. Em agosto, outros alunos participarão da Regata da Viação Naval, também em São Pedro da Aldeia.