Antigamente, bastava o professor ter um amplo domínio sobre sua disciplina para se sobressair no mercado educacional. Hoje, no entanto, a atuação docente exige um conjunto diversificado de competências, que vão muito além do conhecimento transmitido em sala de aula. Com a crescente influência da tecnologia, os educadores precisam se adaptar às novas ferramentas digitais, bem como manter o engajamento dos estudantes, a fim de atender às demandas desse novo cenário educacional.
É o caso do professor de geografia Rafael Quintal Andrade. Há 17 anos lecionando no Colégio Bittencourt, ele revela como as mudanças geradas pela tecnologia vêm demandando uma abordagem diferente por parte dos professores. “Um dos grandes desafios do ensino hoje é conseguir prender a atenção do aluno. Para engajar um estudante que já nasceu na era digital, o professor precisa estar tão antenado quanto ele, trazendo exemplos do cotidiano e utilizando recursos tecnológicos para estimular ainda mais a aprendizagem”, disse Rafael.
Segundo ele, o Colégio Bittencourt tem se destacado no uso dessas tecnologias, que permeiam os inúmeros projetos da instituição, bem como os conteúdos em sala de aula. “Diariamente somos capacitados para inserir essas mídias dentro do contexto pedagógico, utilizando novas ferramentas para aproximar os estudantes. Para se ter uma ideia, discutimos o tema das queimadas recentemente e os alunos puderam acompanhar imagens de satélite mostrando os focos de incêndio em todo o país, tornando o aprendizado bem mais concreto e envolvente”, lembra Rafael. “O próprio material do Sistema SAS de Ensino favorece essa abordagem. Ele reúne todo o conteúdo pedagógico necessário para o aluno, mas sem abrir mão da tecnologia, buscando sempre estimular o conhecimento entre os estudantes”.
Vanessa Rangel, professora de inglês do Colégio Bittencourt há 15 anos, também ressalta o diferencial da escola em trazer inovações para os alunos. “Nós utilizamos muito as chamadas metodologias ativas, integrando a tecnologia para enriquecer nossas aulas. Em vez de ser apenas um utensílio nas mãos dos alunos, o celular se torna uma ferramenta valiosa no âmbito pedagógico, estando totalmente atrelado à nossa metodologia de ensino”, afirma Vanessa. “Uma vez que a gente consegue ter uma boa relação aluno-professor, esse interesse pelo aprendizado acaba surgindo de forma natural. O maior desafio, nesse contexto, é manter a disciplina atrelada à afetividade, construindo um relacionamento próximo com os alunos, mas fazendo com que eles compreendam os limites nessa relação com o professor, formando assim um ambiente saudável para todos”.
Rafael e Vanessa, inclusive, exemplificam o propósito do Colégio Bittencourt em manter uma comunidade escolar inteiramente unida e coesa, a ponto de ambos terem recebido uma placa de reconhecimento pelos anos de dedicação aos alunos. Além disso, tanto Rafael quanto Vanessa matricularam os filhos no Colégio Bittencourt desde pequenos, refletindo assim a confiança na escola e o desejo de que eles façam parte de um ambiente educacional cada vez mais dinâmico e enriquecedor.