O caminho para o sucesso na odontologia

Odontologia - Dr Rafael CorreaA odontologia é, sem dúvidas, uma das profissões que mais evoluíram ao longo das últimas décadas. Se antes ela parecia restrita a alguns poucos segmentos, hoje oferece uma ampla gama de especialidades, com profissionais capacitados para atender diferentes tipos de público. Essa transformação, no entanto, também impôs novos desafios aos profissionais da área, que se veem diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Sendo assim, como os jovens dentistas podem alcançar o tão esperado sucesso profissional?

Quem nos traz essa resposta é o cirurgião-dentista Dr. Rafael Correa. Formado em 2002 pela então Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), hoje UNIFLU, ele é servidor público municipal desde o início da carreira, tendo feito especialização em Ortodontia e Ortopedia pela UNICASTELO (SP) e mestrado pela UMESP. Em 2006, ingressou na docência, ministrando aulas em cursos de especialização no Rio de Janeiro e São Paulo e coordenando uma especialização em Ortodontia em Campos de 2008 a 2014. Atualmente, está à frente da Salutar Odontologia, clínica fundada em 2009 junto com seus sócios, além de ser o coordenador do curso de Odontologia do UNIFLU desde 2018. Com toda essa experiência clínica e docente, ele comenta as principais mudanças ocorridas na odontologia, oferecendo dicas importantes para os alunos.

Odontologia - Dr rafael correaMania de Saúde – O que mudou na odontologia desde que você começou?

Dr. Rafael Correa – A Odontologia é uma profissão fascinante aos que a ela se dedicam. Contudo, como em quase todas as áreas, exige muita dedicação e atualização constante. A facilidade que temos atualmente no acesso ao conhecimento permite, diferentemente do passado em que me formei, que o profissional que deseja seguir a carreira consiga estudar sem precisar sempre se deslocar para grandes centros – isso democratizou a formação. A mudança mais significativa é a revolução tecnológica que estamos vivendo, seja em materiais que não tínhamos no passado ou nos equipamentos que transformaram a Odontologia para o Digital, por meio de scanners intraorais, impressoras 3D, tomógrafos de alta resolução; outro ponto é a busca pelo conforto e melhoria da experiência na “temida” cadeira do dentista, com recursos visuais, sedação durante os procedimentos e a preocupação com a humanização no atendimento.

Mania de Saúde – Qual o maior desafio na formação de dentistas hoje?

Dr. Rafael Correa – O desafio é compreender e aceitar que a realidade é diferente e o perfil do graduando também. O mundo que recebeu esta nova geração de futuros dentistas modificou profundamente alguns conceitos do passado, alterou valores e trouxe o imediatismo como grande vilão do aprendizado, que sempre foi e sempre será degrau a degrau. Os atalhos são tentadores, mas podem alterar a rota. Mas este mesmo mundo novo trouxe recursos incríveis com a evolução das tecnologias, a informação na palma da mão e novas formas de comunicação – é mandatório que tiremos proveito de tudo isso.

Mania de Saúde – Qual é a sua mensagem para a classe no Dia do Dentista?

Dr. Rafael Correa – Nossa profissão é sobre cuidar de pessoas. E, para cuidar de pessoas, precisamos compreendê-las, ouvi-las e aceitá-las. Isso se refere ao nosso paciente, mas também aos nossos colegas de profissão e de trabalho, nossos professores e também alunos. Entender que somos diferentes e por isso evitar as comparações que o mundo utópico das redes sociais nos impõe, que as mensagens automáticas não comunicam melhor do que o tête-à-tête e, por fim, não abrir mão da honestidade: “o certo é o certo, mesmo que quase ninguém o faça; o errado é o errado, mesmo que todos o estejam fazendo”.