Acordar pela manhã sentindo-se revigorado, alegre e confiante é sempre uma sensação maravilhosa, não é mesmo? Pena que essa experiência seja menos comum do que parece. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizado em 2023, demonstrou que 72% dos brasileiros enfrentam dificuldades para dormir, lidando com problemas como insônia, apneia do sono e até mesmo terror noturno, dentre muitos outros.
Isso explica por que a qualidade do sono se tornou um tema cada vez mais relevante hoje em dia, já que dormir bem ajuda a preservar diversas funções cerebrais, impactando diretamente em nossa qualidade de vida. Quem nos fala sobre o assunto é o médico neurologista Dr. Caio Monteiro Pontes, que comenta as dúvidas mais comuns dos pacientes em relação ao sono – e o que é preciso fazer para dormir melhor. Confira!
Mania de Saúde – Quais são as principais queixas dos pacientes em relação ao sono?
Dr. Caio Monteiro Pontes – Os distúrbios do sono são condições que perturbam a maneira como as pessoas dormem e podem acarretar uma série de problemas de saúde ou de qualidade de vida. Entre os principais tipos de distúrbios do sono, podemos destacar: insônia, apneia do sono, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas, bruxismo, narcolepsia e paralisia do sono. As causas dos distúrbios do sono são multifatoriais. Portanto, elas podem incluir aspectos psicológicos, como estresse e ansiedade, condições médicas, como refluxo gástrico, asma, e doenças da tireoide. Porém, em muitos casos, os distúrbios do sono estão diretamente relacionados ao estilo de vida. Exposição à luz de telas antes de dormir, consumo de cafeína, álcool e sedentarismo estão entre os principais fatores. Infelizmente, na atualidade, poucas pessoas buscam compreender essas causas, recorrendo imediatamente ao uso de remédios.
Mania de Saúde – Como os distúrbios do sono afetam o funcionamento cerebral e a saúde como um todo?
Dr. Caio Monteiro Pontes – O sono é essencial para a saúde. Assim como comer bem e se exercitar, dormir é um comportamento fundamental para o bem-estar físico, mental e social. Os principais sintomas relacionados a sua desordem são: cansaço extremo, sonolência diurna, improdutividade, dificuldade de concentração, lapsos de memória momentâneos, enxaquecas, perda de energia e força, baixa imunidade, períodos de apneia, alterações de humor, transtornos hormonais e gastrointestinais. Os distúrbios do sono frequentemente estão associados a doenças cardiovasculares (doença arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial), metabólicas (obesidade e resistência à insulina), gastrointestinais (refluxo), psiquiátricas (depressão e ansiedade), neurológicas (alterações cognitivas, epilepsia, déficit de atenção, acidente vascular encefálico), dificuldades de memória e de aprendizado, além de um maior risco de acidentes.
Mania de Saúde – Quais são as abordagens mais indicadas para esse problema?
Dr. Caio Monteiro Pontes – Existem algumas formas primordiais de melhorar os sintomas relacionados ao distúrbio do sono, como: manter horários regulares para dormir, evitar bebidas estimulantes, como o café, comer duas horas antes de dormir e não exagerar na quantidade, praticar atividade física, entre outras. O tratamento pode envolver medicamentos, mas cada caso deve ser analisado por um médico especialista. A psicoterapia também pode ajudar, investigando as causas e eliminando os efeitos negativos. Muitos distúrbios do sono têm doenças psicológicas associadas a eles, como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico e estresse.