Ao longo de 33 anos de existência, o Mania de Saúde contou com as mais diversas equipes de distribuição e de reportagem, mas todas elas tiveram sempre algo em comum: deparar-se diariamente com o carinho dos leitores. Seja na entrega de exemplares em clínicas, consultórios e espaços comerciais, seja na distribuição em municípios da Região dos Lagos, do interior fluminense e do sul do Espírito Santo, sempre encontramos leitores que interpelam nossas equipes para comentar uma matéria, dar uma sugestão de pauta ou mesmo lembrar de alguma história que vivenciaram com o jornal, exemplificando a popularidade alcançada pelo veículo criado por Sylvio Muniz, em junho de 1991, como uma alternativa aos órgãos de imprensa então existentes na região.
Desde o seu primeiro número, portanto, o Mania de Saúde se consolidou como o primeiro e maior jornal especializado em marketing médico de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro, sendo porta-voz de uma classe que, até então, não possuía um canal de comunicação com o público, trazendo informações relevantes sobre saúde e qualidade de vida. A proposta logo foi abraçada por médicos das mais diferentes especialidades, bem como clínicas e laboratórios, entre outros profissionais de saúde, que viram, no jornal, a chance de divulgar novos tratamentos, medidas preventivas e outros assuntos de relevância para a população.
O start foi dado por ninguém menos que o Laboratório Plínio Bacelar, parceiro número 01 do Mania de Saúde. Presente desde a nossa primeira edição, ele simboliza a credibilidade alcançada pelo jornal, mantendo uma parceria ininterrupta há mais de três décadas. “Trata-se de um veículo que, pela penetração alcançada no mercado e pela credibilidade conquistada por Sylvio Muniz, fez com que a gente mantivesse essa parceria ao longo do tempo. Somos o primeiro anunciante e estamos até hoje. Isso porque o jornal não se preocupa apenas em fazer um trabalho de relevo no campo publicitário. Ele também possui uma linha editorial de qualidade, que abrange vários aspectos da saúde, por meio de matérias jornalísticas, independentes e de grande relevância para o leitor. O Mania de Saúde tem esse aspecto de utilidade pública, de mostrar as novidades na área da saúde, que é uma preocupação também do Laboratório Plínio Bacelar. A nossa satisfação como parceiros, portanto, é enorme”, revelaram os diretores do Laboratório, em matéria de novembro de 2018.
A preocupação em ouvir profissionais gabaritados para trazer informações confiáveis ao público, inclusive, sempre foi um dos grandes destaques do Mania de Saúde. Tanto que ele passou a ser incluído na Plataforma Lattes, principal ferramenta para estudantes, pesquisadores, professores e cientistas brasileiros registrarem sua produção intelectual, sendo mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi o caso, por exemplo, do médico Dr. Cláudio Cola, que revelou, em 2019, como se deu esse processo. “No momento de realizar a minha mais recente atualização (na Plataforma Lattes), verifiquei que havia o item ‘texto em jornais ou revistas’ no capítulo de produção bibliográfica e, como já tenho uma longa e prazerosa caminhada com esse jornal, decidi verificar se as reportagens veiculadas pelo Mania de Saúde se enquadrariam nos critérios, o que foi confirmado no site da plataforma. Esta constatação traz para o jornal um merecido reconhecimento pelos órgãos reguladores da educação do seu efetivo papel de esclarecimento e aproximação entre a população e os profissionais, atuando como um eficaz popularizador de ciência, priorizando a ética e a credibilidade. Ou seja, apenas se oficializou a certeza que a população e os profissionais da área de saúde já tinham”.
Relatos como esses ajudam a entender por que o Mania de Saúde continua sendo a principal referência de divulgação médica e serviços de saúde em nossa região, atraindo profissionais dos mais diferentes segmentos, que não apenas divulgam seu trabalho na versão impressa, como também em nossas redes sociais, onde o Mania de Saúde expande ainda mais a comunicação com o público. Que tal fazer parte dessa história de sucesso?