Entenda as diferenças para os carros tradicionais
Ao longo da última década, a tecnologia automotiva mudou drasticamente, em grande parte devido à introdução dos veículos elétricos e híbridos. Os elétricos têm baterias maiores e mais pesadas, podendo armazenar mais carga aumentando a autonomia, sendo inevitável o aumento no peso total do carro. Embora visualmente bem similares, os pneus para veículos elétricos trazem algumas especificidades, como, por exemplo, devem ser mais silenciosos e suportar mais peso.
Quem nos conta mais detalhes é o empresário Wanderson Peixoto, da 900 HP, representante Michelin na região. “Os veículos elétricos tendem a ser mais pesados que os convencionais, por isso os pneus precisam ser capazes de suportar esse peso adicional, o que pode exigir uma construção mais robusta e, consequentemente, uma classificação de carga mais alta. Além disso, os veículos elétricos oferecem torque quase instantâneo, o que significa que eles podem acelerar rapidamente desde uma parada. Essa característica pode levar a um desgaste mais rápido dos pneus se não forem projetados para isso. O pneu ideal para manter o torque do EV precisa ser composto e com design que busque equilibrar esse desgaste com eficiência. A eficiência é crucial, pois influencia diretamente na autonomia do carro. Os pneus para EV são otimizados para ter resistência ao rolamento mais baixa, ajudando a aumentar a eficiência energética e a autonomia do carro”.
Os EVs são geralmente mais silenciosos que os carros à combustão, especialmente em baixas velocidades, como explica Wanderson. “Com a ausência do ruído do motor, outros ruídos como os dos pneus, tornam-se mais perceptíveis. Para manter essa característica, os pneus ideais para EVs são projetados para serem mais silenciosos. Devido às diferenças em peso e torque, os pneus podem ter padrões de desgaste distintos, os fabricantes podem utilizar compostos de borracha diferentes ou técnicas de construção específicas para garantir que os pneus durem o máximo possível, mantendo uma performance adequada. Muitos fabricantes de pneus desenvolvem pneus específicos para EVs. Isso não significa que carros elétricos não possam usar pneus ‘normais’ ou que pneus desenvolvidos para EVs não possam ser usados em carros à combustão. No entanto, para obter a melhor performance e eficiência, é recomendável usar pneus adequados para as características de cada tipo de veículo. Por isso, a Michelin está ativamente engajada na transição para a eletrificação, desenvolvendo e projetando pneus junto aos fabricantes Mercedes-AMG, Porsche, Tesla, entre outros, para um uso específico, apesar de todos os seus pneus já serem compatíveis com veículos elétricos, atendendo às especificações deles”, finaliza o empresário.