ProntoCardio – Você merece o melhor cuidado!

ProntoCardio - Você merece o melhor cuidado!Para muitas pessoas, a sala de emergência de um hospital parece um espaço restrito à resolução de casos graves, mas a verdade é que ela abrange uma gama muito mais ampla de cuidados médicos. Afinal, trata-se da porta de entrada da maioria das instituições hospitalares, funcionando como um verdadeiro centro de comando, onde profissionais de diferentes especialidades trabalham em conjunto para avaliar, estabilizar e encaminhar cada paciente para seu respectivo tratamento, de acordo com seu estado de saúde.

Em Campos dos Goytacazes, quem tem se destacado nessa área é o Hospital Geral ProntoCardio, que vem aprimorando cada vez mais sua infraestrutura para garantir um atendimento mais eficaz e abrangente à população. Quem nos fala sobre esse trabalho são as médicas Dra. Raquel Nogueira e Dra. Luiza Barbosa, que coordenam o setor de emergência do hospital e explicam como ele tem se modernizado para atender ao público em nossa região.

“A emergência do Hospital Geral ProntoCardio tem passado por diversas mudanças, sempre aprimorando, corrigindo e otimizando a melhor experiência para os pacientes. Não se trata apenas de condutas imediatas de nível emergencial. Ali o paciente passa por um plano terapêutico, que está em associação com a UTI, Clínica Médica e Centro Médico, já que sempre mantemos a ligação entre esses três setores”, afirmam.

Segundo Dra. Raquel e Dra. Luiza, quando o paciente é indicado para internação, o plano terapêutico é traçado desde a emergência, fazendo a comunicação contínua com os médicos de rotina da UTI e da Clínica Médica. “Já quando o paciente está apto para alta no dia do atendimento, ele é sempre referenciado para continuidade de acompanhamento clínico em nossos ambulatórios do Centro Médico ProntoCardio. Muitas vezes, já na emergência, são solicitados exames para realização ambulatorial e encaminhamento ao médico especialista, onde o paciente consegue marcar sua consulta ambulatorial logo depois de receber o atendimento”, ressaltam as médicas.

Outro pilar desse trabalho, segundo elas, é o intercâmbio entre os diferentes profissionais de saúde. “Nossa equipe está sempre em comunicação, a fim de que o paciente passe por um tratamento e por cuidados em conjunto, não somente na parte médica, mas também na parte de enfermagem, nutrição e farmácia. Já na emergência, o paciente sempre sai rastreado e, quando necessário, ele também é medicado, demonstrando que a nossa emergência não apenas resolve a queixa momentânea do paciente, mas rastreia e traça um plano terapêutico individual para cada um deles”.

Você merece o melhor cuidado
Dra. Raquel Nogueira

Dra. Raquel Nogueira também destaca a estrutura oferecida pela instituição. Sendo formada pelo Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, em Teresópolis, além de pós-graduanda em Medicina Intensiva pelo Hospital Albert Einstein – SP, ela explica a dinâmica do serviço e como ele favorece o atendimento ao público. “Os pacientes precisam e esperam um atendimento humanizado e com excelência, usando todos os recursos possíveis para a melhor conduta. Por isso, a logística costuma ser sempre constituída pela triagem, atendimento primário, encaminhamento para realização de exames de sangue e imagem, medicação e, por fim, o desfecho, onde o paciente é novamente reavaliado pelo médico para esclarecimento e fechamento do quadro”, disse.

Você merece o melhor cuidado
Dra. Luiza Barbosa

Dra. Luiza Barbosa também reforça a excelência do hospital. Formada pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), sendo Residente de Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Instituto Hermes Pardini/Grupo Fleury, ela aponta como a emergência e o Centro Médico ProntoCardio atuam em conjunto para otimizar o atendimento. “O Centro Médico e a emergência estão sempre interligados e em comunicação. Muitas vezes, o paciente já sai da emergência referenciado, com a consulta já marcada para continuidade na terapêutica. O Centro Médico ProntoCardio, por sua vez, recebe o paciente já com a primeira avaliação, bem como exames já solicitados, muitas das vezes para apenas dar continuidade, otimizando assim a rotina dos seus cuidados em saúde”.