
Se atente para isso!
Você já se sentiu frustrado com suas contas de luz, enquanto outros desfrutam os benefícios da energia solar? Pois é. Nessas horas, muitos consumidores acreditam que a mera instalação de painéis solares é suficiente para atingir uma economia rápida e segura. Mas a transição para a energia solar é, na verdade, um processo bem mais abrangente, que demanda atenção contínua para evitar problemas no futuro.
“É bastante comum encontrar clientes que não possuem o conhecimento necessário para distinguir as boas empresas e os melhores equipamentos, guiando-se principalmente pelo preço ou por uma indicação, muitas vezes comissionada, que não reflete a melhor escolha. No final das contas, ele só vai perceber que fez um mau negócio depois de vários meses, quando descobrir que o projeto não está entregando o combinado – e aí, muitas vezes, já é tarde demais, porque muitas empresas pecam nessa parte do suporte e pós-vendas”, afirma o engenheiro e mestre em engenharia química André Machado, fundador da Liga Energia, que é referência em projetos de energia renovável em nossa região. “Na Liga Energia, atuamos para evitar todos esses problemas, com envio de relatórios mensais para os clientes, reunindo todas as informações que ele precisa, incluindo geração em kWh e o valor economizado (R$) por mês, rentabilidade mensal do equipamento, porcentagem de produção com relação ao esperado para aquele mês (para ele saber se está produzindo conforme combinado) e o total de energia produzida desde o início da operação, bem como a porcentagem do investimento que ele já recuperou. Isso é o que permite garantir a máxima rentabilidade do investimento, gerando mais segurança e conforto para o cliente, que fica mais tranquilo ao saber que fez um bom negócio”.
Outra característica importante para o sucesso de um projeto energético é a qualidade do equipamento, algo que a Liga Energia também vem se diferenciando no mercado, como lembra o engenheiro. “Para um projeto de energia ser bem-sucedido, é fundamental utilizar equipamentos de qualidade, que tragam funções mais avançadas, bem como uma garantia mais confiável. Na Liga Energia, por exemplo, trabalhamos com o Microinversor da Enphase Brasil, que é líder mundial em tecnologia de energia. O Microinversor Enphase é bem diferenciado em relação aos outros disponíveis no mercado nacional. O monitoramento é excelente, com suporte pelo próprio aplicativo e 20 anos de garantia, ou seja, o dobro das outras marcas”, destaca André. “Somos instaladores certificados pela Enphase e os microinversores da empresa também são compatíveis com carregador veicular e baterias, o que pode ser um diferencial para esse público. Ou seja: na Liga Energia, fazemos de tudo para que seu projeto seja confiável e rentável, a fim de que você, de fato, alcance a economia esperada em sua residência ou em seu negócio”.
Quer saber como elaborar um projeto de qualidade? Entre em contato pelo WhatsApp (22) 999999394 ou pelo site www.ligaenergia.com.br e agende o seu atendimento!
André Machado cita as dificuldades mais comuns quanto ao pós-vendas
“Eu converso muito com integradores (empresários de energia solar) do Brasil todo, e vejo acontecendo com frequência casos de clientes que ficam 2, 3 meses com o sistema parado porque o equipamento foi para a manutenção, porque o suporte foi demorado, etc. Isso é uma coisa que eu trabalho muito na Liga Energia para que não aconteça nunca”.
“O cliente não entende/não acompanha o aplicativo de monitoramento, e sem o pós-vendas, ele não sabe se o sistema está produzindo a energia combinada”.
“Alguns fabricantes de equipamentos têm procedimentos demorados e burocráticos de garantia. O cliente pode levar meses com o sistema dele desligado esperando a solução do problema”.
“O cliente não sabe quando o sistema dele está apresentando problemas e/ou riscos, e só vai descobrir quando ocorrer um acidente ou a conta vier alta”.