Hoje em dia, muito se fala sobre qualidade de atendimento, como se o termo fosse suficiente para dar a dimensão de todos os meandros que perpassam uma experiência verdadeiramente satisfatória no relacionamento entre a empresa e o cliente. No entanto, é importante compreender que a qualidade de atendimento não se resume apenas a um simples sorriso no rosto do atendente ou à resolução ágil de um problema. Ela é muito mais abrangente e engloba uma série de elementos interligados que, quando combinados, proporcionam uma experiência inesquecível para o público.
Quem conhece a história do LAPAC – Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia, em Campos dos Goytacazes, sabe muito bem que a qualidade de atendimento não é um ato isolado, mas um compromisso contínuo, que visa atender às expectativas dos pacientes com o máximo de eficiência, desde o recebimento das amostras até a entrega dos resultados. Por isso que, ao longo dos anos, o LAPAC foi atingindo patamares cada vez mais elevados e, agora, celebra duas de suas mais recentes conquistas: a Acreditação do ONA (Organização Nacional de Acreditação) – nível Pleno (PRATA) e a Acreditação do PACQ (Programa de Acreditação de Qualidade) da Sociedade Brasileira de Patologia.
À frente do LAPAC, a médica Anátomo-Patologista Dra. Suzana Maria Soares de Barros falou ao Mania de Saúde sobre esse novo marco para a história do laboratório. “É com imensa satisfação e orgulho que compartilhamos essas duas recentes conquistas, pois somos o primeiro Laboratório a conquistar a Acreditação do ONA em nossa cidade e o segundo no estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, continuaremos aprimorando os nossos serviços, visando o compromisso com a melhoria contínua. Para nós, ser acreditado revela responsabilidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realizamos e com a garantia de qualidade em nosso atendimento”, destacou Dra. Suzana.
A notícia, aliás, chega em um momento importante para a área médica, já que este mês é dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, por conta do “Novembro Azul”. O LAPAC se une à campanha para enfatizar que a saúde masculina não pode ser negligenciada, como lembra Dra. Suzana. “O câncer de próstata é uma doença tratável quando detectada precocemente. Portanto, neste mês e ao longo de todo o ano, os homens devem cuidar de sua saúde, realizando exames regulares, pois o câncer de próstata é uma das principais preocupações da saúde masculina em todo o mundo. Muitas vezes, ele se desenvolve sem apresentar sintomas visíveis nos estágios iniciais, tornando-se fundamental a sua detecção precoce. Os métodos mais eficazes para a detecção precoce do câncer de próstata são os exames de toque retal e o exame de sangue que mede o nível de Antígeno Prostático Específico (PSA). Laboratórios de Anatomia Patológica, como o LAPAC, desempenham um papel fundamental na identificação e no diagnóstico de doenças como também o câncer de próstata. Profissionais altamente treinados trabalham incansavelmente para fornecer diagnósticos precisos, que auxiliam na definição do tratamento mais adequado para cada paciente”.
Sempre antenado a tudo o que há de mais relevante na área da saúde, o LAPAC, como se vê, inaugura mais um importante capítulo de sua história, que sempre foi marcada pelo pioneirismo e pela inovação. “Receber a Acreditação do ONA e a Acreditação do PACQ é um marco para nós. Essa conquista não seria possível sem o comprometimento incansável de nossa equipe. A todos eles, o nosso agradecimento. Da mesma forma, agradecemos também a todos os clientes e parceiros pela confiança contínua e por serem parte integrante da nossa trajetória de crescimento e realizações”.