Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem e, para abordar como o público masculino enxerga a questão do autocuidado, o Mania de Saúde foi até o Hospital Geral ProntoCardio e ouviu o médico urologista Dr. João Ernesto Aldred Pinto Filho. Formado pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com especialização em urologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), ele ressalta que campanhas como o “Novembro Azul” vêm auxiliando o público masculino a cuidar mais da saúde – porém os cuidados não podem terminar aí.
Mania de Saúde – Na sua prática diária, os homens têm se cuidado mais ou ainda falta muito a ser feito?
Dr. João Ernesto Aldred Pinto Filho – O cuidado da saúde do homem deve ser encarado como um processo contínuo e, por isso, o incentivo promovido anualmente com as campanhas nacionais e internacionais é de suma importância. Sem dúvida alguma é possível perceber um aumento na adesão e preocupação da população masculina no autocuidado, fruto das ações do Novembro Azul. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Muitos homens ainda não procuram seu urologista de forma rotineira na maioria dos casos e a maior causa disso é o preconceito que, infelizmente, ainda existe.
Mania de Saúde – Quais problemas urológicos costumam ocorrer ou se agravar por conta da demora em ir ao médico? Como a campanha ajuda nesse sentido?
Dr. João Ernesto Aldred Pinto Filho – Muitos homens são diagnosticados quando o câncer de próstata já está em estágios mais avançados, o que aumenta (e muito) o risco de óbito do paciente. Por outro lado, o câncer de próstata, quando diagnosticado em fase inicial, possui altos índices de cura. A campanha visa conscientizar ainda mais a população masculina sobre a necessidade de cuidar não só do seu corpo, mas também da mente, por meio da prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, interrupção do tabagismo, prática de sexo seguro, cuidados com a saúde mental, dentre outros. Vale ressaltar que os holofotes da campanha do Novembro Azul estão voltados no que diz respeito ao câncer de próstata por se tratar de uma doença extremamente prevalente, mas que não é a única doença que acomete a população masculina. O urologista é o médico responsável pela saúde do homem como um todo e isso vai muito além da prevenção contra o câncer, em que pese esta seja de suma importância.
Mania de Saúde – Como avalia o atendimento à saúde masculina por parte do Centro Médico ProntoCardio e do próprio hospital? Que tipos de tratamentos se destacam no que diz respeito à saúde do homem?
Dr. João Ernesto Aldred Pinto Filho – O Centro Médico ProntoCardio oferece um espaço inovador, moderno e, principalmente, muito reservado, possibilitando que o paciente seja atendido com conforto e segurança. Além disso, o hospital tem ficado cada dia melhor com novas aquisições tanto de aparelhagem médica, quanto de pessoal qualificado. Contamos também com agilidade nos exames diagnósticos e avaliação multidisciplinar para resolução completa mesmo dos casos mais complexos. Sem dúvida alguma isso traz muito conforto para estarmos exercendo uma medicina de ponta como nos grandes centros.