
Colégio Alpha passa a fazer parte da Rede Pensi, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro
Qual seria o próximo passo de uma escola que já atingiu a maturidade e alcançou os melhores resultados em vestibulares de todo o país? A resposta é simples: ser reconhecida e incorporada por grandes redes de educação, a fim de expandir e aprimorar ainda mais esse trabalho. Pois foi exatamente isso que ocorreu com o Colégio Alpha, em Campos dos Goytacazes, que agora passa a fazer parte da Rede Pensi, uma das mais conhecidas e tradicionais do estado do Rio de Janeiro.
O anúncio ocorreu no dia 4 de julho, em uma solenidade realizada no Centro de Convenções da UENF, onde as famílias e toda a comunidade escolar foram apresentadas ao Pensi Alpha, que visa manter e aprimorar o legado construído pela escola ao longo de 27 anos de existência. “É uma missão muito nobre e uma grande responsabilidade fazer essa transição do Alpha para o Pensi Alpha”, afirma Pedro Tardelli, novo Diretor do Pensi Alpha. “É um trabalho que muito nos orgulha, pois tudo o que o Pensi acredita como educação, como realidade educacional, sempre foi colocado em prática pelo Alpha. Nossas semelhanças, então, são muito maiores do que as diferenças. A ideia, portanto, é fazer com que esse trabalho maravilhoso do Alpha possa crescer e ser compartilhado para todo o Estado do Rio de Janeiro”, declarou.
A parceria entre as instituições, porém, não começou agora. O Pensi já está presente há tempos na grade pedagógica do Alpha através do sistema de ensino Eleva, fazendo com que ambas usufruíssem da mesma filosofia de trabalho. Foi essa característica, aliás, que aproximou o Alpha do Pensi, como destaca Ana Beatriz Machado, diretora pedagógica do Alpha. “Esse namoro vem acontecendo há seis anos, mas foi se desenvolvendo em congressos de educação da Eleva, onde sempre há uma grande troca de experiências. Estabeleceu-se ali uma grande relação entre as escolas, que pensam a educação da mesma maneira, pois ambas se preocupam não apenas com a excelência acadêmica, mas sobretudo com a formação humana e o crescimento do aluno”, lembra Ana Beatriz. “Esse trabalho dá frutos agora, com a incorporação do Alpha pelo Pensi, o que nos deixa muito felizes, pois o nosso legado está sendo mantido por uma rede que comunga do mesmo objetivo: oferecer um ensino de excelência aos alunos”.
O diretor Pedro Tardelli partilha da mesma visão e lembra que o Alpha – assim como o Pensi – se notabilizou pelo grande número de aprovações nos principais vestibulares do país, além de se preocupar com a formação socioemocional dos alunos. “Isso é importante ressaltar porque, geralmente, quando uma grande rede chega em uma cidade, é natural pensar que os alunos serão tratados como número ou que ocorrerão mudanças bruscas na rotina escolar, mas é justamente o contrário”, alerta o diretor. “Aqui todos são acolhidos da mesma forma, respeitando cada individualidade, o que sempre foi uma marca da instituição. O Pensi e o Alpha utilizam o mesmo material didático e isso não mudará. As equipes técnico-pedagógica e docente do Colégio Alpha também serão mantidas. A gente veio é para dar continuidade a um trabalho de sucesso feito pelo Alpha, cuja história não termina aqui, mas continua como Pensi Alpha, demonstrando que mais coisas boas ainda estão por vir”.