Lidar com os jovens nunca foi uma tarefa fácil para a maioria das famílias. Na literatura e no cinema, por exemplo, não faltam livros e filmes para demonstrar como a adolescência é uma fase repleta de anseios, dúvidas e transformações, que muitas vezes exercem uma forte carga psíquica ao indivíduo. Além disso, nas últimas décadas, a tecnologia e as redes sociais potencializaram o problema, aumentando a importância de um acompanhamento profissional para garantir aos jovens um maior bem-estar em seu processo de autoconhecimento.
Esse é o tema de nossa conversa com a psicóloga Paula Abílio. Professora de história há 15 anos, mestra em cognição e linguagem, especialista em literatura, artista visual, colagista e escritora, ela comenta as principais demandas apresentadas pelos jovens na atualidade, além de revelar os métodos que utiliza para oferecer um melhor resultado a cada paciente. Confira!
Mania de Saúde – Quais as queixas mais comuns dos jovens no consultório?
Paula Abílio – Os adolescentes e jovens adultos, em geral, chegam com demandas associadas à baixa autoestima, sentimento de incompreensão, conflitos familiares e com amigos e necessidade de validação acadêmica. Outra queixa comum é acerca do futuro profissional e de como muitas vezes sentem que precisam cursar uma faculdade que não tem relação com o que desejam apenas para agradar a família. Em decorrência desses aspectos, esses jovens acabam se sentindo extremamente ansiosos, não sendo necessariamente um transtorno, pois esse diagnóstico só pode ser fechado após várias sessões. Mas há uma sensação, muito em função do imediatismo do século XXI, da superexposição às telas, dos conteúdos sendo consumidos superficialmente e muito rápido, uma sensação de que precisam dar conta de tudo para ontem, sem levar em conta que há um tempo de maturação necessário a cada processo da vida.
Mania de Saúde – Como é o atendimento?
Paula Abílio – É aconselhável que o atendimento psicoterápico seja realizado semanalmente para que consigamos estabelecer um vínculo de confiança. Quando o paciente é menor de 18 anos, há a necessidade de um primeiro encontro junto com os pais, para que os responsáveis digam, frente ao adolescente, a necessidade de ele estar ali, ou vice-versa. Depois, o encontro com o responsável, nesse caso, ocorre a cada 4 sessões, como um feedback para que eles fiquem por dentro dos processos vividos e do desenvolvimento dos seus filhos, de uma forma bastante profissional. Vale dizer que há um compromisso ético entre o psicólogo e o paciente. Dessa forma, o paciente vai criando recursos para se sentir absolutamente confortável e confiante para expor suas incertezas e também alegrias (por que não?) para o psicólogo. A presença dos familiares e o envolvimento nesse momento da vida de um adolescente é de máxima importância. Os pais não precisam e nem devem ser coniventes com todas as atitudes, porém, precisam ser referência de acolhimento. O adolescente precisa saber que encontra em seus responsáveis local seguro e acolhedor.
Mania de Saúde – Quais ferramentas são utilizadas para otimizar os resultados?
Paula Abílio – Durante as sessões me apoio bastante na arte e na literatura como veículos de investigação do inconsciente. Como artista plástica creio que muito do que não conseguimos traduzir em palavras emerge através da arte. Desse modo, utilizamos desenho, experimentações com tinta, colagem analógica, técnicas como black poetry, poesias visuais, construção de textos chamadas escritas de si que emanam juntamente à utilização de textos literários como suporte que auxilia no processo terapêutico. A arte para além das questões estéticas à luz da psicologia, é veículo de cuidado.
Mania de Saúde – Qual a importância da participação dos pais nesse processo?
Paula Abílio – Os pais possuem uma importância fundamental. Costumo dizer que os pais deveriam ser as pessoas que mais nos amam no mundo. E, hoje em dia, ter um filho que confie e possa sentir que é aceito pelos pais é de máxima importância no processo de construção de um adulto funcional.