Um mestre na arte de informar

Um mestre na arte de informar
Fernando-da-Silveira

A história do Mania de Saúde sempre foi marcada pela presença de inúmeros colaboradores ilustres, que prestigiaram o jornal com seu talento e dedicação. Mas talvez nenhum deles esteja tão ligado ao sucesso do nosso mensário quanto o jornalista e professor Fernando da Silveira.

Basta lembrar que, além de ter sido por anos o jornalista responsável pelo veículo, foi ele o colaborador mais antigo e longevo do Mania de Saúde, mantendo uma coluna que perdurou por mais de duas décadas, tornando-se referência para leitores de toda a região. Mas engana-se quem pensa que a atuação de Fernando da Silveira tenha se restringido às belas crônicas com as quais brindava o público todos os meses – e de forma ininterrupta.

Sendo um dos maiores nomes do jornalismo e da advocacia fluminense – onde destacou-se também como docente, tendo marcado gerações de alunos do curso de Direito e de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU) – Fernando da Silveira é mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Academia Campista de Letras, além de escritor e grande promotor de talentos, papéis que o fizeram se entusiasmar com a chegada do Mania de Saúde em 1991, divulgando o mensário por conta própria entre amigos e colegas de profissão.

Ao longo dos anos, por exemplo, se tornou comum ver o “Mestre Fernando” aparecer todos os meses no jornal para recolher alguns exemplares, sempre esbanjando sua inconfundível simpatia e bom humor, demonstrando grande apreço por nossa equipe. Isso se refletia não só na entrega voluntária de jornais entre seus conhecidos, como, principalmente, em inúmeras (e valiosas) sugestões de pauta, trazendo personalidades importantes para entrevistas e fortalecendo a marca Mania de Saúde em diversos eventos culturais pela região.

Primo de nosso fundador Sylvio Muniz, Fernando por diversas vezes teceu elogios ao Mania de Saúde, que considerava praticamente um membro da própria família. “Eu, que tenho vivido a história do Mania de Saúde desde a época em que ele era bebê, o comparo pela sua trajetória vitoriosa ao nosso Paraíba do Sul, rio que nasce com um fiapo de água, tanto na Serra do Mar quanto na Serra da Bocaina, para se tornar adiante a ‘mágica torrente’ de Azevedo Cruz”, escreveu ele, por ocasião do nosso vigésimo aniversário. “Espanta-me o seu raio de ação. Quantas e quantas vezes sou abordado por leitores, elogiando o Mania de Saúde, oriundos dos mais variados pontos do Estado do Rio de Janeiro. Tudo isso graças ao empenho ardoroso de Sylvio Muniz, que o preparou para vencer, dando-lhe o nobre sentimento do cumprimento do dever de informar, esclarecer e educar”.

Palavras que servem, também, para enaltecer a própria trajetória de Fernando da Silveira, um mestre na arte de informar, esclarecer e educar, que há mais de três décadas se tornou, inegavelmente, um dos maiores artífices do sucesso do Mania de Saúde, recebendo, a todo o instante, a gratidão calorosa de nossa equipe.