O produto certo para a cicatrização!

A enfermeira Dra. Ângela Amaral, especialista em feridas, fala sobre as novidades na área de soluções em curativos que a Só Pele traz para a região

A enfermeira Dra. Ângela Amaral, responsável pela loja Só Pele

Diariamente, a indústria lança no mercado novos produtos com a finalidade de acelerar o processo cicatricial. São soluções, pomadas, espumas e vários tipos de produtos e tecnologias distintas visando recobrir e devolver ao paciente um pedaço desse tecido tão valioso que é a pele humana.

Para a enfermeira Dra. Ângela Amaral, responsável pela loja Só Pele, especializada no assunto, a escolha da tecnologia utilizada vai depender sempre das condições clínicas do paciente e, consequentemente, os melhores resultados vão depender da capacidade técnica do profissional que irá manejar o produto e ou o equipamento escolhido. “Qualquer uma das tecnologias selecionadas para um determinado tratamento terá que levar em consideração que o que se pretende é a cicatrização da lesão, no menor tempo possível, a fim de promover alívio da dor e levar conforto ao paciente. Para isso, se faz necessário o manejo adequado do leito da ferida”, afirma Dra. Ângela.

Ela comenta algumas soluções avançadas existentes no mercado atual. “Da solução antisséptica, as espumas tecnológicas hidroresponsivas como Hydrotac (que cicatriza a lesão em um perfeito equilíbrio de água) ou Hydroclean*, que promove o desbridamento autolítico com o mínimo de agressão por ser um potente doador de água ao leito da lesão, ou ainda as espumas de prevenção das lesões por pressão (LPP) como a Proximel que, por ter 5 camadas em sua estrutura, eleva (e muito) a segurança do paciente, evitando o aparecimento das temidas escaras (o investimento seguro em prevenção) até mesmo as superabsorventes capazes de absorver grandes quantidades de secreção do leito da ferida. Falando dos equipamentos, os de pressão negativa são extremamente resolutivos e é de suma importância a escolha de equipamentos seguros (como o Vivano Tec Pro), leves e de fácil manejo, que sejam capazes de manter a pressão em níveis previamente determinados para que não ocorra danos ao leito da ferida nem contaminação. Qualquer que seja a tecnologia escolhida, não pode deixar de ter como premissa economicidade e tempo ou a relação custo x benefício. Investir em tecnologia com o intento de acelerar o processo cicatricial e na qualidade do tecido cicatrizado. Nós, da Só Pele, somos uma empresa que temos como missão uma curadoria sempre muito atenta às inovações tecnológicas para o tratamento e prevenção de lesões, com material de qualidade, pois estamos sempre preocupados não apenas em trazer o produto aos nossos clientes, mas que eles tenham clareza e familiaridade com a utilização do que lhe é oferecido e, principalmente, com uma equipe preparada para dar suporte full time”.