
Campos dos Goytacazes já se acostumou a ver talentos da terra despontando para todo o país nas mais diversas áreas de atuação. Mas, quando se fala em macramê, talvez seja a primeira vez que um artista local esteja levando o nome da cidade para muito além da planície. Estamos falando de Yuki Satou, que foi convidado pela EuroRoma, a maior fabricante de linhas do Brasil, bem como por Fernanda Campelo, referência nacional no segmento, para expor seu trabalho junto com mais 14 macrameiros do país na primeira exposição em grande escala da arte de tecelagem manual que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da decoração.
Trata-se da Mega Artesanal, uma feira completa, realizada há mais de 15 anos, com a participação da Indústria, do Comércio, dos Ateliês, Confeiteiros e Artesãos. Este ano, ela ocorre de 28 de julho a 02 de agosto, em São Paulo, oferecendo infinitas oportunidades para quem gosta e faz arte, artesanato e artes manuais. A Mega Artesanal se destaca por disponibilizar milhares de cursos e demonstrações, além de reunir lançamentos e venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros, negócios e muito mais.
Já tendo sido reconhecido como um dos sete melhores artistas de macramê do mundo por Osana Barreto, também referência na área, Yuki Satou não esconde a satisfação de estar presente como um dos expositores na Mega Artesanal. “Meu sentimento é de muita felicidade e honra por representar Campos do Goytacazes em um evento tão grandioso, como é a Mega Artesanal. Essa exposição é histórica, pois é a primeira a reunir 15 artesãos de macramê em um mesmo evento”, diz Yuki. “O stand onde estaremos é o da fios EuroRoma e cada artesão ficou incumbido de levar uma peça para exibir no espaço. Todos foram escolhidos pela consultora de macramê Fernanda Campelo”, informou o artista.
Ele lembra, também, como surgiu o convite para a exposição. “Eu e Fernanda conversamos sobre essa ideia em outro evento, onde nos conhecemos pessoalmente, que foi a Rio Artes Manuais. Nós dois tínhamos o mesmo sonho de fortalecer o Macramê. E, como ela é consultora da fábrica, levou a proposta para a diretoria da EuroRoma, que logo topou a ideia”, revela Yuki. “Mas tiveram dois pontos cruciais ao longo desse processo. O primeiro foi a ideia de reunir outros artesãos, para mostrar a união do nosso segmento, a fim de fortalecê-lo. Outro ponto foi mostrar a marca, a empresa, demonstrando que o macramê é rentável, tanto para a indústria, quanto para os próprios artesãos”.
Essa junção de artistas, inclusive, reflete o próprio espírito do macramê na atualidade, já que a maioria dos expositores se conhece e interage entre si, fugindo do espírito de competitividade que costuma marcar outras profissões. O próprio Yuki Satou já chamou a atenção de diversos artistas por meio das redes sociais, onde também interage com o público e comercializa suas obras, já tendo vendido peças para Austrália, Japão, Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, Portugal, Holanda e Alemanha, chamando a atenção também de muitos arquitetos, lojistas e empresários, que podem se beneficiar do uso de macramê em seus respectivos segmentos.
“O macramê é uma técnica muito simples, pois consiste em dois tipos de nós. A forma de entrelaçá-los, porém, é infinita. Isso possibilita criar uma variedade enorme de objetos, desde itens de decoração até acessórios de moda, cortinas, bolsas, joias, tapetes, adornos de parede, entre outros, podendo servir às mais diferentes necessidades, seja para uso pessoal, seja para montagem de stands e eventos decorativos. O importante é estar sempre difundindo o macramê e é isso o que faremos agora em grande escala, por meio da Mega Artesanal. É um marco histórico e eu estarei lá para viver tudo isso. Um grande sonho!”, ressalta o artista, que credita todo esse sucesso à sua fé. “Deus está sempre me guiando e, agora, tenho mais essa oportunidade de mostrar minha história baseada na fé”, concluiu.