Prestes a ser inaugurada, clínica reúne as mais diversas especialidades, sendo ainda o primeiro serviço de coworking para profissionais de saúde do município
São João da Barra não para de crescer. Tanto que, em 2022, foi considerada a segunda cidade do estado do Rio de Janeiro com o maior crescimento no número de empregos, de acordo com a Firjan. Um dos grandes responsáveis por esse progresso é o Porto do Açu, que tem atraído novos moradores para o litoral sanjoanense – e eles estão cada vez mais carentes de serviços especializados na área da saúde. Foi para atender à essa demanda que surgiu a clínica Univa.
Prestes a ser inaugurada na cidade, a Univa irá concentrar os mais diversos tipos de atendimentos clínicos, sendo ainda o primeiro serviço de coworking para profissionais de saúde de São João da Barra. Quem nos dá mais detalhes sobre a novidade é a fisioterapeuta Dra. Ana Patrícia Pereira de Souza, criadora e gestora da Univa. Com longa trajetória na área, ela explica como o serviço pretende transformar a rotina de saúde do público sanjoanense.
“Sou nascida em São João da Barra e saí do município para fazer a graduação de fisioterapia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ao terminar o curso, passei a exercer a profissão lá mesmo, em Petrópolis, mas sempre quis voltar à minha terra natal. Com isso em mente, prestei concurso na área, me tornei funcionária pública e comecei a atuar também como docente aqui na região. Toda essa experiência fez com que eu me apaixonasse pela área de gestão – e foi assim que surgiu a ideia de ter o meu próprio empreendimento, na cidade que eu tanto amo”, afirma Dra. Ana Patrícia. “Corroborou para isso o fato de São João da Barra estar crescendo muito e eu, como sanjoanense, sei como é trabalhoso ter que sair do município para encontrar atendimento na área da saúde. A Univa veio para suprir essa carência”, frisou.
A ideia, segundo Dra. Ana Patrícia, é oferecer atendimento nas mais diversas áreas, tais como medicina, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, nutrição, terapia corporal e, claro, a fisioterapia, que possui um grande número de especialidades. “A fisioterapia está sempre em constante evolução e isso vai se refletir na Univa, com atendimentos nas áreas de fisioterapia respiratória, neurológica, pediátrica, uroginecológica, osteopatia, RPG, entre outras. A proposta é contemplar diversas especialidades fisioterápicas, além de incluir médicos e outros profissionais da saúde, dentro de uma estrutura inteiramente planejada para esses atendimentos”, conta Dra. Ana Patrícia. “Isso é importante porque São João da Barra cresceu muito nos últimos anos e estava na hora de termos um serviço desse porte na cidade”.
Um exemplo para entender a relevância desse trabalho é a hidroterapia, que usualmente faz as pessoas se deslocarem do município. “Atentos à essa necessidade, montamos um espaço diferenciado, com piscina aquecida e coberta, onde será feita a reabilitação aquática, que é fundamental para inúmeros pacientes. Ela permite tratar desde lesões traumato-ortopédicas, inclusive de atletas, até lesões neurológicas, dentre vários outros problemas – além, é claro, de favorecer a saúde como um todo”, lembra a gestora. “Para se ter uma ideia, a hidroterapia vem sendo bastante indicada para gestantes, já que é uma prática sem nenhum tipo de impacto, trazendo vários benefícios ao longo da gestação”, exemplificou.
As novidades, contudo, não terminam aí. “Com toda essa estrutura disponível, a Univa abrirá também o seu serviço de coworking para profissionais de saúde, que será outro grande diferencial do nosso trabalho, pois o município ainda não possui um sistema dessa natureza. Será, portanto, o primeiro coworking de saúde de São João da Barra, favorecendo tanto aqueles que acabaram de se formar, quanto os que já estão no mercado de trabalho. Isso para não falar dos profissionais que vêm de outras cidades, mas precisam de um local para atendimento. A Univa dispõe de toda a estrutura necessária para receber médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, dentre vários outros profissionais de saúde, contando com recepção, marcação de consultas e, claro, diversos consultórios, totalmente modernos e estruturados para cada tipo de atendimento”, diz a gestora. “Os benefícios do coworking são inúmeros, pois ele gera redução de custos, flexibilidade, conforto e segurança para os pacientes, troca de experiências com outros profissionais e aumento de visibilidade. O profissional só tem a ganhar”.
Dra. Ana Patrícia destaca, por fim, suas expectativas quanto à Univa, que em breve abrirá as portas para os sanjoanenses. “Estou extremamente feliz com a clínica, porque é um sonho se concretizando, não só como profissional de saúde, mas como munícipe. Sempre quis fazer algo por São João da Barra e a Univa veio para concretizar esse sonho, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a população”.