
Nunca a saúde do trabalhador esteve tão em evidência como na atualidade. Basta lembrar que a pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, gerou um impacto sem precedentes no setor empresarial, que precisou se adaptar à realidade imposta pela Covid-19. Isso levou centenas de empresas a reverem seus modelos de negócio, a fim de resguardar a saúde dos trabalhadores e evitar novas infecções.
Em Campos e região, quem tem visto de perto essa realidade é o Laboratório Plínio Bacelar, Vacina Plínio Bacelar e Proteus – Serviços de Saúde e Medicina Ocupacional, que vêm dando suporte a diferentes empresas, por meio do atendimento domiciliar e corporativo. Com ele, empresas, escolas, instituições de ensino superior e associações comerciais conseguem realizar exames e aplicar vacinas no próprio local de trabalho, evitando faltas e dinamizando a rotina de saúde de seus colaboradores.
Quem nos fala mais sobre o serviço é o Diretor Administrativo Pedro Bacelar. “A preocupação com a saúde do trabalhador ganhou enorme relevância nos últimos anos, sobretudo com a chegada de novas empresas à região, por conta do Porto do Açu. A pandemia da Covid-19, entretanto, acelerou esse processo. O Laboratório Plínio Bacelar já realizava um atendimento corporativo no Porto do Açu, onde montamos uma unidade empresarial para fazer os exames de rotina dos trabalhadores. Mas, com a chegada da Covid-19, passamos a ser contactados por outras empresas da região e isso nos levou a expandir esse atendimento, que hoje abrange cidades como Campos, Macaé, São Fidélis, Itaperuna, São Francisco do Itabapoana, entre outras, beneficiando empresas dos mais diferentes setores”, afirma Pedro.
Para desenvolver esse trabalho, segundo ele, foi preciso reestruturar todo o sistema de logística do Laboratório Plínio Bacelar, que adquiriu novos veículos para melhor atender aos clientes. “Além de carros novos e adaptados para o atendimento domiciliar e corporativo, adquirimos também um trailer (climatizado e equipado com sistema de água, geladeira e gerador próprio) para coleta de sangue e aplicação de vacinas. Isso permite que o Laboratório Plínio Bacelar e o Vacina Plínio Bacelar prestem um serviço de qualidade para as empresas, sem que seus funcionários precisem se deslocar do trabalho, otimizando assim a rotina de todos”, conta o diretor, mencionando duas campanhas ocorridas recentemente, tanto no Porto do Açu, quanto em Macaé, dentro do Novembro Azul. “Empresas com mais de 500 funcionários puderam usufruir desse serviço com total comodidade, realizando exames e tirando dúvidas com nossa equipe, que é inteiramente capacitada para prestar esse atendimento, cujo objetivo é facilitar a vida do empreendedor”.
O resultado de todas essas ações pôde ser conferido em novembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), onde o Vacina Plínio Bacelar e a Clínica Proteus, com apoio do Laboratório Plínio Bacelar, realizaram o 1º Simpósio – Cuidando bem de tudo o que te faz bem. Na ocasião, o médico pediatra e infectologista Dr. Charbell Kury, responsável-técnico pelo Vacina Plínio Bacelar, palestrou sobre a importância da vacinação corporativa, enquanto o médico Dr. Leonardo Bacelar, Diretor da Clínica Proteus, abordou os cuidados com a saúde dos trabalhadores, realizando assim um grande trabalho de conscientização junto às empresas.
Ao fim do simpósio, os diretores do Laboratório Plínio Bacelar destacaram as ações realizadas no último ano, além de revelarem dois grandes projetos em fase de aprovação para 2023: uma nova sede de atendimento à Covid-19 e doenças infeciosas, além de uma unidade para atendimento infantil, em um projeto inovador para a região. “O Laboratório completou 80 anos em 2022 e, em meio a essa celebração, temos nos empenhado em novos projetos, que é um local exclusivo para Covid-19 e doenças infeciosas, com atendimento presencial e drive thru, além de uma unidade para coleta infantil, com ambiente lúdico e atendimento próprio para as crianças. Tudo isso no mesmo raio de ação do Vacina Plínio Bacelar e da Clínica Proteus, facilitando em muito a vida de nossos clientes”, ressaltou.
A sinergia entre essas empresas, inclusive, é o grande diferencial do atendimento corporativo, de acordo com Pedro. “A Clínica Proteus é referência em medicina ocupacional e engenharia de segurança do trabalho e, embora seja uma empresa independente, faz parte do contexto quando falamos em atendimento em conjunto, prestando um grande serviço às mais diversas companhias aqui da região. Já o Vacina Plínio Bacelar é um projeto que existia há muitos anos e que, em 2022, tornou-se realidade, seguindo uma tendência do próprio mercado, já que os grandes laboratórios têm um serviço de vacina acoplado ao setor de análises clínicas”, ressalta o diretor. “Além disso, fizemos há pouco tempo a incorporação da Clínica Pró-vacina ao Vacina Plínio Bacelar, expandindo ainda mais o serviço de imunização na cidade. Tudo isso para oferecer um rol de serviços ainda maior ao público da região, garantindo assim um atendimento de qualidade a todos”.