O visagismo muda sua vida!

O visagismo muda sua vida! Espelhar-se em celebridades para aprimorar o visual se tornou um hábito comum para grande parte do público. Mas a verdade é que a busca pela beleza pode – e deve – ir muito além dos padrões já conhecidos. A autenticidade e a harmonia são elementos cruciais nesse processo. Foi por essa razão que surgiu o visagismo, um conjunto de técnicas que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, a fim de orientar as pessoas a alcançarem o melhor visual.

Quem nos fala sobre a novidade é a cirurgiã-dentista Dra. Viviane Rocha, especialista em Ortodontia e Dentística, especialista/mestranda em Harmonização Orofacial e Pós-graduanda em Visagismo (MBA). “O visagismo se enquadra num conceito estabelecido por Louis Sullivan, conhecido como o pai da arquitetura americana moderna, sintetizado pela frase ‘a forma sempre segue a função’. Conforme vemos na literatura técnica da área, com o livro ‘Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza’, de Philip Hallawell, hoje em dia não há arquiteto, designer ou profissional de comunicação visual que não trabalhe de acordo com esse conceito. O autor lembra que, no século XIX e antes, arquitetos pensavam somente na estética de suas construções, mas hoje a estética é determinada pela funcionalidade, e primeiro se tem em mente para que e a quem se destina uma construção. Em seguida, espera-se que seja edificada em harmonia com seu ambiente e que seja eficiente em termos de economia de energia. Uma construção bonita, mas que não atenda a esses pré-requisitos, é considerada má arquitetura (ou mau profissional). Para Philip, devemos aplicar esse mesmo conceito à construção da imagem pessoal, já que a beleza não basta. A imagem pessoal tem de revelar as qualidades interiores da pessoa e refletir sua personalidade”, cita a especialista. “Ao atender a essas exigências, a imagem pessoal trará benefícios aos relacionamentos da pessoa, tanto pessoais quanto profissionais, corresponderá às suas necessidades, levantará sua autoestima e propiciará um bem-estar geral”.

O visagismo muda sua vida!
A cirurgiã-dentista Dra. Viviane Rocha

Dra. Viviane revela, portanto, como se dá essa atuação. “Seguindo esse conceito, trabalho também luz e sombra na face dos meus pacientes e identifico irregularidades como assimetrias, posso também como visagista e profissional da HOF analisar e encaminhar meu paciente a cor de batom, cabelo; seu corte e até a roupa que combina melhor com seu tom de pele. Posso me aprofundar ainda mais no conhecimento do visagismo e fazer uma observação na fragrância do perfume que o paciente possa usar de acordo com seu temperamento, após ser testado com sua personalidade, podendo, assim, construir a imagem ideal para aquele indivíduo e elevar sua autoestima”, frisou. “O visagismo, portanto, é uma importante ferramenta de individualização de resultados e coerência com a personalidade de cada paciente, sendo uma enorme contribuição para o mundo da Harmonização Orofacial, de forma que os clientes fiquem realmente satisfeitos, com resultados mais assertivos”.