Já pensou como a sua imagem pode agir a favor ou contra você em uma negociação? Trata-se do primeiro ponto de contato do público com a sua marca pessoal, portanto uma variável determinante da sua comunicação. A imagem sussurra em voz alta: ela revela quem você é, de forma inconsciente, quase desavisada. Por isso, a importância de se cuidar dela de maneira estratégica e, sobretudo, consciente.
É o que afirma Karine Fernandes, Estrategista de Marketing Pessoal. “Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo a uma ferramenta de integração e desenvolvimento social, que se coloca de duas formas: a comunicação verbal e a não verbal. É nesse momento que elementos da comunicação não verbal surgem para trazer à superfície informações pessoais por meio de códigos da vestimenta, da postura, das expressões e dos signos visuais, corroborando a ideia de manifestação das características individuais por meio da imagem. A consciência de que a imagem é um dos elementos importantes de posicionamento da marca pessoal evidencia a necessidade de se incorporar à comunicação visual aspectos capazes de expressar seu desejo de imagem, como credibilidade, seriedade, criatividade, leveza. Somos observados por todos o tempo todo. Como diz a frase atribuída a Jeff Bezos, CEO da Amazon, ‘sua marca é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala’. Ou, como dizia Ariano Suassuna, de forma irônica: ‘Só se deve falar mal de alguém pelas costas. Falar mal pela frente constrange. A quem fala e a quem ouve’. Ou seja: sua marca é aquilo que as pessoas pensam sobre você e não necessariamente dizem”.
Ainda de acordo com Karine, a marca pessoal é a sua reputação, constantemente concebida e alimentada por suas produções profissionais e ações em sociedade. “Elas ajudam a revelar seus valores e posicionamentos. Para o bem e para o mal. Cabe, nesse processo, exaltar, mais uma vez, a preocupação e o cuidado com a imagem, um dos pilares de sustentação da presença estratégica da sua marca pessoal no mundo, devendo, portanto, ser valorizada e pensada de maneira intencional. A intencionalidade da sua apresentação visual é uma valiosa ferramenta de comunicação não verbal, fundamental para estabelecer relações pessoais e profissionais de sucesso. Diante desta premissa, o foco é levar para a sua imagem elementos visuais simbólicos capazes de reforçar atributos da sua personalidade. O desafio é realçar pontos fortes e, ao mesmo tempo, minimizar aqueles que possam ser considerados pontos de sabotagem. A escolha técnica de recursos visuais simbólicos faz parte de um planejamento tático e profissional, capaz de materializar os objetivos de imagem e estilo de vida. Trata-se de um processo que possibilita ao outro a compreensão sobre a mensagem que você deseja refletir para o mundo de acordo com seus hábitos, costumes e modo de viver, sem perder sua essência e originalidade. Nesse contexto, a imagem pessoal como instrumento de valorização da sua marca no mundo emerge como fundamento para fortalecer a sua reputação e comunicar quem você é, de forma intencional e objetiva, colaborando para uma leitura coerente da sua personalidade e conteúdo. Através do seu estilo pessoal, você é capaz de deixar uma marca memorável e ser reconhecido como referência no mercado. Parafraseando Jeff Bezos, permita que as pessoas falem bem de você quando você não estiver na sala”.