Esse cuidado é essencial para você, mulher!

Esse cuidado é essencial para você, mulher!
A médica radiologista Dra. Nicole Casa Velasco Gardone Guimarães, da UltraNefro – Clínica de Radiologia e Nefrologia Avançada

Esse cuidado é essencial para você, mulher! Dar início a um noivado, preparar o casamento, ter o primeiro filho, realizar a viagem dos sonhos ou aquela cirurgia plástica tão almejada são estágios de grande relevância na vida da maioria das mulheres. Mas o fato é que, para vivenciar esses e muitos outros momentos, é importante que elas estejam com a saúde em dia, especialmente em um mundo onde as doenças comuns ao sexo feminino vêm aparecendo cada vez mais cedo.

Para se ter uma ideia, só no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama já se tornou o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sul e no Sudeste, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Isso reforça a necessidade de prevenção, sobretudo nesse momento pós-pandemia, tendo em vista a quantidade de mulheres que deixaram de fazer exames por conta do isolamento social.

Quem faz o alerta é a médica radiologista Dra. Nicole Casa Velasco Gardone Guimarães, da UltraNefro – Clínica de Radiologia e Nefrologia Avançada. Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis-RJ, com especialização médica em Radiologia pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro/clínica CDPI, especialista em Radiologia Mamária, Elastografia Hepática, além de Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, ela ressalta a necessidade de as mulheres se atentarem mais para esse problema.

“É fundamental alertarmos ao público feminino para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que inclusive tem sido cada vez mais frequente em pacientes jovens. É necessário que as mulheres tenham consciência da importância do rastreio, principalmente agora, nesse período de pós-pandemia, já que muitos diagnósticos serão postergados”, afirma Dra. Nicole. “Esse olhar preventivo é importantíssimo. Muitas vezes, por exemplo, observamos mulheres realizando cirurgias plásticas, fazendo procedimentos estéticos, a fim de ressaltar a beleza e aumentar a autoestima, o que é muito positivo. Mas a verdade é que, para realizar todos os seus sonhos, é fundamental que a mulher esteja com a saúde em dia, para que não seja pega de surpresa com um problema de saúde que poderia ter sido diagnosticado e tratado previamente e de maneira precoce”, acrescentou.

Especializada em Radiologia Mamária, com experiência de ter atuado em serviços de ponta no Rio de Janeiro, Dra. Nicole descreve como é o check up. “As pacientes com menos de 40 anos, por terem mamas densas, o rastreio inicia-se pela ultrassonografia. Já as mulheres acima dos 40, é recomendado que ela faça a mamografia primeiro. Caso seja detectada alguma lesão suspeita, essa paciente segue para a biópsia. Se não foi detectado nenhum nódulo suspeito, mas apareceu alguma alteração que possa evoluir para neoplasia, juntamente com o médico assistente, fazemos um controle por imagem durante dois a três anos. No primeiro ano, esse controle é feito de seis em seis meses e, no segundo e no terceiro ano, o controle é anual”, destaca a médica. “Já em relação à mamografia, a partir dos 40 anos, ela é realizada anualmente. Mas, para quem tem histórico familiar, o prazo reduz para 10 anos antes do familiar que teve a doença. Se a pessoa mais nova que teve câncer de mama na família foi aos 45 anos, por exemplo, a paciente vai fazer a primeira mamografia com 35”, explicou.

Dra. Nicole lembra, por fim, a importância de prosseguir com esse autocuidado. “Não devemos nos esquecer, nesse contexto, do exame preventivo, feito com o ginecologista, a fim de colher o material do colo do útero, além de realizar o ultrassom transvaginal, que também é um exame muito importante. Se a mulher quiser realizar um check up mais completo, ela pode fazer um ultrassom de abdômen total e de tireoide. O importante é ela ter esse olhar preventivo para a saúde como um todo, sempre estar fazendo seus exames de rotina, a fim de obter uma melhor qualidade de vida, bem como maior longevidade, favorecendo assim a realização dos seus sonhos. Para isso, é imprescindível que a paciente faça seus exames com profissional especializado na radiologia mamária, que tenha um olhar diferenciado no estudo de imagem da mama e que dê toda a atenção a ela, proporcionando confiança, segurança e um resultado mais assertivo”, concluiu.