Engana-se quem pensa que pneu é tudo igual. Considerado um item de segurança do veículo, é preciso ter cuidado na hora de escolher o pneu ideal. Ser negligente com esta escolha pode trazer riscos. É o que afirma Wanderson Peixoto, proprietário da 900 HP, representante Michelin em nossa região. “Os pneus tradicionais costumam ser utilizados em carros de uso popular que não têm um desempenho tão elevado, não são desenvolvidos para atingir velocidades tão altas. Para estes pneus, a prioridade é a durabilidade, que é mais longa. Já os pneus de alta performance são normalmente colocados em carros esportivos, que alcançam altas velocidades. Sua fabricação visa priorizar o desempenho em alta velocidade, que envolve maior segurança e resistência na pista. No entanto, devido ao desgaste mais acelerado, a vida útil é menor. Portanto, maior qualidade na dirigibilidade, aderência, frenagem, seja em pista seca ou molhada, são os principais fatores que diferenciam pneus de alta performance dos tradicionais”.
Hoje em dia, por conta das novas exigências e desejo dos consumidores, o mercado de pneus de alta performance está crescente. “Antes eram usados quase que exclusivamente nas pistas de corrida. Hoje, estão sendo usados em carros ‘de rua’ no dia a dia. Os pneus de alta performance, também identificados por HP (High Performance), normalmente são escolhidos por quem deseja dar um ar mais esportivo ao seu veículo, podendo chegar a uma velocidade mais alta com maior segurança. Além dos pneus de alta performance, existem também os Ultra High Performance (UHP ou Alta Ultra Performance). Esse modelo é produzido com o intuito de garantir maior aderência aos carros de corrida em pista seca. Por isso, possuem menos sulcos, o que impacta na sua flexibilidade e na tração, são pneus que tem 18 polegadas de diâmetro ou mais. Os UHP possuem menos sulcos e borracha mais macia para gerar maior aderência. Entretanto, ter menos sulcos acarreta em menor drenagem de água, por isso, no quesito pista molhada, os pneus de alta performance saem na frente”, afirma o empresário.
No quesito de suporte de velocidade máxima, os HP e UHP também se subdividem. A identificação é feita por letras:
. HP Letra H – suportam até 210km/h
. HP Letra V – suportam até 240km/h
. UHP Letra W – suportam até 270km/h
. UHP Letra Y – suportam até 300km/h
Para suprirem estes objetivos, os pneus de alta performance são mais largos, têm a banda lateral mais baixa, geralmente possuem desenhos assimétricos na banda de rodagem. “Isso significa que o ombro externo do pneu é diferente do ombro interno e do centro. Isso tem um efeito particularmente positivo na direção e nas curvas. Você imaginava que fossem tantas as diferenças? Agora que já sabe um pouco mais sobre o assunto, tome todos os cuidados necessários quando optar por trocar os pneus e as rodas do seu veículo. Não basta pensar só no visual, mas também nas condições de segurança. Portanto, se você é do tipo de motorista que tem necessidade de pegar estrada com mais frequência e preza pela sua segurança, certamente investir em um pneu de alta performance para o seu carro é uma excelente decisão. O mesmo vale se você é proprietário de um carro mais potente, já que veículos especiais também merecem pneus mais eficientes e de alto desempenho. A equipe da 900HP Michelin está preparada para lhe orientar na escolha correta dos pneus para o seu carro”, finaliza Wanderson.
A 900HP Michelin está localizada na Av. Senador Tarcísio Miranda, 59. Os telefones são: (22) 3033-0900 e (22) 999773900.