Como está a saúde ocular do seu filho?

No começo do ano, o Brasil inteiro se comoveu com o depoimento do apresentador Tiago Leifert e da jornalista Daiana Garbin, quando revelaram que a filha deles, Lua, estava com câncer. Em um vídeo publicado no Instagram, os dois contaram que a pequena foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo raro de tumor nos olhos, depois de o apresentador perceber que algo estava diferente na visão da filha e, então, buscar auxílio médico.

“É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado e formando tumores. No caso da nossa filha, é bilateral. É muito difícil descobrir esse câncer e por isso estamos gravando esse vídeo”, explicou Garbin.

Tiago revelou que, em um primeiro momento, a decisão do casal e da família era de não revelar nada ao público. Mas, segundo o próprio apresentador, uma chave mudou quando ele percebeu como era importante divulgar o assunto, justamente pela especificidade do problema, que normalmente acontece em crianças muito pequenas, quando elas ainda não falam. “Então, a criança não consegue expressar que não está enxergando mais e os pais também não percebem”, contou.

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce, como alertou Leifert e Garbin, o Mania de Saúde abraçou a causa e ouviu o médico oftalmologista Dr. Guilherme Camillo, do Centro de Olhos de Campos. Ele comenta o caso do apresentador e explica como é feito o diagnóstico. “Realmente, o caso é gravíssimo, mas ele é raro. Não é comum. E, sendo nos dois olhos, é mais raro ainda, como ocorreu com a filha do apresentador. Teoricamente, qualquer oftalmologista pode dar o diagnóstico de retinoblastoma. Mas, em geral, é importante ter uma certa experiência, porque às vezes o tumor pode passar despercebido no início”, diz o médico. “Ao trazer a criança, é preciso dilatar a pupila dela e fazer o mapeamento de retina ou o ultrassom, que são os exames indicados para detectar o retinoblastoma”, acrescentou.

Dr. Guilherme comenta que o ideal, nesses casos, é buscar o oftalmologista especializado em Oncologia Ocular. “Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, possuem serviços especializados nessa área, que fazem o tratamento do retinoblastoma, inclusive com grande pioneirismo, com utilização de placa de iodo, com laser, sempre buscando controlar a doença e preservar o globo ocular da criança”, revelou.

Embora seja um caso raro, o retinoblastoma da filha do apresentador chamou a atenção para a saúde ocular das crianças de uma forma geral, fazendo muitos pais se atentarem para a importância desse cuidado. “Inclusive, a tendência hoje em dia é os próprios neonatologistas e pediatras já pedirem um exame cada vez mais cedo, principalmente o mapeamento da retina, para ver se, no fundo de olho, há alguma alteração que possa atrapalhar o desenvolvimento visual da criança”, ressalta o médico. “Até porque, como ela não te informa nada, você não vai saber se existe algum problema ou não. Daí a importância do exame preventivo para resguardar a criança de eventuais problemas”.

Vale lembrar que, a qualquer momento, caso os pais desconfiem de algo, pode-se fazer uma avaliação. “Se a criança começa com queixa de alguma coisa, se os pais percebem alguma dificuldade de andar, de se locomover, se ela chega muito perto da televisão, se tropeça toda hora ou reclama de dor de cabeça, é necessário avaliá-la. O importante é: a família notou algum sinal diferente? Faça uma consulta. Se o pediatra perceber alguma coisa, encaminha para o oftalmologista fazer o mapeamento da retina e/ou ultrassom e, assim, agir preventivamente, garantindo maior qualidade de vida a essa criança”, finaliza Dr. Guilherme.

Como está a saúde ocular do seu filho?
Dr. Guilherme Camillo, do Centro de Olhos de Campos
Como está a saúde ocular do seu filho?