Vai um filézinho aí?

Vai um filézinho aí? O Brasil possui uma grande variedade de peixes, tanto de água doce quanto os do mar. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de peixe, pelo menos, duas vezes por semana, algo em torno de 12 kg por pessoa, durante um ano. E um dos cortes mais procurados, sem dúvida, é o filé.

Nossa reportagem conversou com Celso Manhães, proprietário da Peixaria Vilamar, para nos ajudar a saber como escolher um bom filé. “Há uma variedade grande de filés de peixe. Nós vamos citar alguns, que são mais vendidos, mas todo peixe você pode fazer filé e ter um bom produto. Sendo que ele deve ser de primeiríssima qualidade, muito fresco. Dentre os mais vendidos na nossa peixaria temos a tilápia, que é um peixe de produção, ou seja, sempre temos à mão por ser um peixe de água doce. Tem uma qualidade e um sabor muito bom. Além dela temos o cação, o linguado, a traíra, a pescadinha. O cação é um peixe que não tem espinha, mas é importante destacar que se trata de uma espécie em extinção, por isso o consumo está diminuindo. Vale ressaltar que qualquer filé não deve ter espinha; se há, é porque foi mal feito. É importante que o cliente busque uma peixaria da sua confiança, que já tenha uma boa aceitação e tradição. Isso é primordial. O produto deve estar bem condicionado, em balcões frigoríficos, com embalagens bem-feitas. Evite comprar também os peixes congelados, sem prazo de validade. Muitas vezes as pessoas compram em bancas que ficam em pracinhas, onde o produto fica a céu aberto, exposto à poluição, poeira. Isso não é recomendado. É importante adquirir o produto em local adequado, com higienização, acesso à água, dedetização, e a vigilância sanitária fiscalizando”.

Celso fala ainda sobre os pratos que as pessoas mais fazem com o filé. “São muitos. Você pode fazê-lo grelhado, empanado e ao forno. Fugindo um pouco do filé, outra dica que eu dou é o lombo de peixe. Aqui, na Vilamar, nós temos o de pescada, de atum. Fazer numa churrasqueira é sensacional. Aqui nós temos uma variedade grande de pratos prontos e semiprontos para atender a todos os clientes de maneira profissional, com higiene e qualidade. O principal é a tilápia assada, um peixe inteiro com cerca de 1,700kg, desossado, recheado com uma farofa de banana ou molho de camarão. Um lançamento que estamos fazendo é a moquequinha de peixe, é só chegar em casa e esquentar. Outra boa pedida é o quibe de peixe, a empada de camarão, a casquinha de siri, o vinagrete. Toda uma linha de produtos que o cliente pode levar ao visitar nossa peixaria”.

A loja matriz da Peixaria Vilamar fica na Avenida Pelinca 21/25 e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 13h. A filial da Dr. Beda, trabalha de terça a sexta das 8h às 18h e sábados e domingos de 8 às 13h.