

O mercado de trabalho no Brasil e no mundo vem passando por inúmeras mudanças devido à pandemia do novo coronavírus. Talvez a maior delas seja o ingresso dos jovens no primeiro emprego. Além de terem vivido uma realidade totalmente nova e inesperada, que mudou o ritmo da própria formação escolar, muitos deles vêm sentindo dificuldade em se inserir no mercado, devido ao cenário econômico do país. Isso faz com que boa parte dos estudantes veja a carreira militar como uma alternativa para construir o seu futuro.
A boa notícia é que, na atualidade, diversos processos seletivos foram abertos ou anunciados na área militar em todo o país, tanto para o exército, quanto para a marinha e aeronáutica. Quem nos fala um pouco sobre o assunto é Hélvio Barreto, da Loja dos Concursos, referência na venda de apostilas para concursos em nossa região. Segundo ele, a retomada dos concursos no Brasil tem criado boas perspectivas também para os interessados na área militar. “Esse é um setor bastante procurado pelos jovens. Muitos cursam o segundo grau e, ao mesmo tempo, se capacitam para uma carreira no exército, aeronáutica ou marinha. O bom é que, além de se capacitar, há toda uma infraestrutura para o ingressante e, por isso, há uma procura significativa por esse setor”, diz.
Hélvio lembra, contudo, que existe também a área policial. Trata-se de um campo que, entre editais publicados e concursos previstos, chega a somar mais de 20 mil vagas no país. “Nesse aspecto, você parte para um contexto mais abrangente, pois já são concurseiros que querem conquistar aquele cargo. São profissionais em busca de emprego. Aí entram vários cargos, tais como investigador e inspetor, como está acontecendo agora em Minas Gerais, por exemplo, além de aqui, no Estado do Rio de Janeiro, onde finalmente foi liberado o concurso para investigador, inspetor e para a área de necropsia, que é um braço importante da Polícia Civil”, disse.
Animado com a retomada dos processos seletivos, Hélvio lembra como a Loja dos Concursos pode ajudar os interessados. “O importante é que, independentemente da área escolhida, temos as melhores apostilas, que muitas vezes são preparatórias. Elas vêm com antecedência para permitir que o concurseiro já vá se preparando. Isso porque, quando sai o concurso, o prazo é pequeno e são muitas matérias. Por isso a gente enfatiza a necessidade de estar sempre estudando. Não pode esperar sair o concurso para começar a estudar. Se você possui uma formação acadêmica expressiva ou se estiver realizando uma formação a nível médio ou superior, você já tem uma estrutura capaz de fazer frente aos concursos. Mas, se você já concluiu essas etapas e só agora vai voltar a estudar visando um concurso, o processo acaba sendo mais difícil. Por isso não pode parar de estudar”, ressalta.
Hélvio comenta, por fim, os concursos em alta no país. “O grande concurso do momento, sem dúvidas, é o da PC-RJ, com vários cargos e boa remuneração. Ainda nessa área, há a possibilidade de se inscrever para o concurso da Polícia Penal de Minas. Já fora desse âmbito, temos o concurso do TJ, que estava suspenso por conta da pandemia, mas voltou. Já foi marcada a prova, mantendo o mesmo conteúdo programático. A Caixa Econômica Federal liberou seu concurso, a exemplo do Banco do Brasil, que já aconteceu. Enquanto isso, alguns municípios também estão liberando seus processos seletivos, pois muitos governos municipais estão arrumando a casa e, depois, vão começar a liberar seus concursos. A expectativa de melhora é gigante. Foi um pontapé inicial muito expressivo para a retomada dos concursos públicos no país”.
Quer saber mais sobre o assunto? A Loja dos Concursos atende pelos telefones (22) 99913-6311 e (22) 99861-7884!