Dicas da Pelle: Estrias

Dra. Ana Maria Pellegrini
CRM: 5253066-0
RQE: 04430

Dicas da Pelle - EstriiasEstrias representam áreas de atrofias tegumentar (perda de elasticidade da pele), que ocorrem quando as fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela firmeza da pele, se rompem, deixando uma espécie de cicatriz.
Ocorrem quando há alterações de peso significativas em um curto período. Também podem ocorrer devido à gravidez, estirões de crescimento, efeitos colaterais de medicamentos e rápido ganho de musculatura.
Todo mundo já deve ter ouvido falar de algum produto ou cremes milagrosos que prometem remover estrias ou algo parecido. A verdade é que, até hoje, não se conhece nenhum cosmético que demonstre eficácia na remoção de estrias.
Existem algumas soluções que ajudam na amenização de estrias, destacando-se os peeling químicos, laser de CO2 ou luz pulsada, microagulhamento, intradermoterapia e bioestimuladores.
Uma opção não clínica que algumas pessoas acabam por buscar é a tatuagem. Cobrir estrias com tatuagens é algo que tem se tornado popular, principalmente entre os mais jovens. Neste caso, obviamente, as estrias não são eliminadas, mas sim camufladas pela tatuagem. Tatuagens perdem a cor com o tempo e, juntando isso a mudanças na textura e formato da pele que ocorrem naturalmente com o tempo, podem acabar ressaltando as marcas das estrias. Se tentar remover a tatuagem, a cicatriz resultante pode ser maior que as estrias. Desta forma, não é um procedimento recomendado.
Se aquela estria nas coxas, no bumbum, na cintura, ou em qualquer parte do corpo está te incomodando e se tornando um empecilho para sua autoestima, pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de um tratamento.