Aqui o jovem se forma para a vida!

Aqui o jovem se forma para a vida!
Colégio Bittencourt
Colégio Bittencourt - quadra
Colégio Bittencourt com bandeira ao fundo

Nada preocupa mais um pai e uma mãe do que o futuro dos filhos. Por isso, todos hoje sabem a importância de escolher uma instituição de ensino completa, que dê ao aluno todo o suporte necessário para que ele obtenha êxito em seu percurso de vida, trabalhando várias competências importantes para os jovens, em vez de apenas prepará-los para o vestibular.
É com essa preocupação que o Colégio Bittencourt vem se diferenciando no mercado e se tornando referência para inúmeras famílias na região. Há 107 anos unindo tradição e modernidade, a escola se destaca por oferecer um ensino diferenciado aos alunos, trabalhando diversas habilidades e valores para que o desempenho do jovem vá muito além do ensino meramente formal, como explica, ao Mania de Saúde, Bruno Paes Guimarães, Diretor Adjunto da instituição. “O maior diferencial do Colégio Bittencourt é preparar não apenas o aluno, mas o indivíduo. Por isso somos uma escola moderna, que vem sempre se atualizando e que sobrevive há 107 anos antenada à realidade de cada estudante. Somos um colégio sólido, que está sempre à frente na educação, sempre à frente do seu tempo”, diz Bruno.
A ideia, segundo ele, é criar um ambiente para que o jovem se sinta apto a fazer suas escolhas. “Isso porque o mundo de hoje é outro. Se antigamente os pais sonhavam com uma profissão tradicional para o filho, hoje o jovem se vê diante de um cenário enorme de possibilidades, dentro de um mundo cada vez mais complexo e competitivo, dominado pela tecnologia. Esse aluno, portanto, não pode ser preparado apenas para uma prova, mas para o mercado de trabalho em si, para o seu papel como indivíduo, para a forma como se insere na sociedade, a maneira de se relacionar com as pessoas, a inteligência emocional, entre muitas outras habilidades que farão enorme diferença em seu futuro”.
Claudia Melo, Coordenadora do Ensino Médio, endossa as palavras do diretor. “Toda nossa metodologia de ensino é de alto nível e está sempre buscando acompanhar as mudanças na área da educação. Nosso material, por exemplo, já vem trazendo tudo isso que estamos vivenciando com esse cenário de pandemia. Ele atualiza anualmente. Com isso, o aluno tem um material de qualidade, condizente com a sua própria realidade, fazendo com que ele se sinta parte do processo”, afirma Claudia. “Nosso ensino funciona de maneira espiralada, criando toda uma relação interdisciplinar, pois todas as disciplinas interagem entre si, com o objetivo de solidificar o conhecimento. Ou seja: o aluno entende porque está aprendendo aquilo naquele momento e relaciona esse conhecimento ao seu próprio dia a dia. Sendo assim, ele acaba se engajando mais no processo de aprendizagem”, acrescentou.
Além de um ensino contextualizado, que prepara o jovem para os desafios do mundo moderno, o Colégio Bittencourt traz um outro olhar para a formação de cada aluno, respeitando suas múltiplas inteligências e habilidades. “Isso é importante porque, independentemente do caminho que o jovem escolher, ele terá um aprendizado de acordo com a escolha que fizer. No Bittencourt, a gente alinha o objetivo e a expectativa de cada um dos nossos alunos, preparando-os não apenas para desafios como o Enem, Sisu e demais vestibulares, mas também para o projeto de vida deles, seja para empreender, seja para seguir qualquer outra profissão”, contam os educadores. “Às vezes o estudante está no ensino médio, mas já sonha em ir para fora do país, por exemplo. Se esse for o interesse dele, o aluno vai ter essa preparação, através de parcerias com programas de intercâmbio. Se ele quiser empreender e continuar um negócio de família, ou abrir o próprio negócio, também terá esse aprendizado. Isso é muito enriquecedor. Até os pais se surpreendem com tantas possibilidades. É um ensino médio como eles nunca viram. O Bittencourt busca preparar o indivíduo para as provas da vida, a fim de que o aluno tenha sucesso e aprenda a construir a sua própria história”.