Preparados para 2021

Colégio Centro de Estudos

No final do mês de janeiro, uma comissão formada por empresários da área da educação e pelo Sindicato de Escolas Particulares do Norte e Noroeste Fluminense (Sinepe) foi recebida pelo subsecretário adjunto de Atenção Básica e Vigilância Sanitária, Charbell Kury, a fim de desenvolver um protocolo de retorno seguro das aulas presenciais. Na ocasião, ficou estabelecido que a comissão vai participar de reuniões do Gabinete de Crise da Covid-19 para que, em conjunto com outros representantes da sociedade civil organizada, estudem medidas eficazes para promoção da retomada das atividades escolares.
Até porque não há dúvidas de que o ano de 2020 ficará marcado como o ano de grandes mudanças. O momento pelo qual estamos passando reconfigurou o modo de ensinar e aprender. Pensando nisso, o Colégio Centro de Estudos – Sistema PH de Ensino aprimorou metodologias e ferramentas para garantir a continuação do ensino em qualquer realidade que o decorrer do ano de 2021 apresente. É o que garante Betina Muylaert de Carvalho Britto, uma das gestoras da escola. “Desde o início das aulas remotas, buscamos reproduzir o cotidiano escolar de nossos alunos dentro de cada residência. De forma equilibrada e atendendo às necessidades de cada segmento, promovemos atividades que aproximaram toda a comunidade escolar. Essas ações geraram a motivação e o engajamento necessários ao processo de construção do conhecimento que se encontrava em plena adaptação ao contexto. Nossa escola, mais uma vez, está pronta para o início do ano letivo, assegurando uma aprendizagem significativa e suporte emocional para o pleno desenvolvimento de nossos alunos. Durante o planejamento anual, traçamos múltiplas estratégias, tendo em vista as possibilidades diante do cenário corrente. Nossa equipe está preparada para atuar em diferentes modelos, como o ensino remoto, iniciado em 2020, o ensino flex – com rotatividade de alunos no ambiente escolar – e o ensino presencial. Além disso, as dependências da escola foram previamente adequadas para atender aos protocolos de segurança viabilizados pelos órgãos competentes”.
Betina prossegue falando sobre as expectativas para 2021. “Sob a luz da sala de aula ou da tela, nossas práticas pedagógicas foram pensadas para promover um ano letivo que valorize o aluno em sua totalidade, utilizando como base as técnicas de metodologias ativas que buscam atender às diferentes formas de aprendizado, além de evidenciar o protagonismo do aluno em todo o processo, conforme prevê a BNCC. Em relação aos vestibulares, cabe salientar que, mesmo em um ano tão desafiador de pandemia, foi mantido o nosso compromisso com a rotina de estudos dos nossos alunos de 3ª série para as provas, além de disponibilizarmos revisões de conteúdos, com aulas remotas do Sistema pH e simulados, durante as duas semanas que antecederam o ENEM. Temos certeza do sucesso dos nossos alunos nos vestibulares, ressaltando excelente percentual de acertos na prova da FUVEST e aprovações da FMC, PUC-SP, FGV, IFF, dentre outros. Em qualquer contexto, garantimos a qualidade do ensino, concedendo a alunos e professores a oportunidade de construir cada capítulo do saber que forma o importante e mais central livro da vida de todos nós: a educação”.