Em reunião marcada pelo entusiasmo de novas perspectivas para o turismo macaense, a Secretaria Adjunta de Turismo se apresentou aos principais representantes do segmento local. O objetivo é fazer de Macaé uma cidade desenvolvimentista. Durante a reunião, o Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Amorim, reafirmou o compromisso com os principais setores do ramo no município. “Queremos apresentar um plano detalhado e avançar com ele. O turismo fomenta a economia, traz inclusão social. Uma cidade que recebe bem o turista, naturalmente já está servindo bem ao cidadão”, disse.
Membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) falaram abertamente sobre suas demandas e expectativas. “Estamos recebendo apoio, cabe a nós nos unirmos para realizar. Vamos aproveitar essa organização e fazer”, afirmou durante a reunião o presidente do Conselho, Ronaldo Morais. “A reunião foi bastante animadora. Eu saí do encontro com uma perspectiva bastante positiva em relação aos novos passos que a Prefeitura está planejando. Estou confiante em uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público que leve Macaé para outro patamar”, disse a presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Isabel Tuñas.
Durante o encontro, foram discutidas as próximas medidas que a Prefeitura tomará para promover o turismo macaense. Posto de Informação Turística, Lei Municipal de Turismo, Feira Brasil Offshore, melhorias na estrada do Sana, Parque Atalaia e a criação de um píer para embarque e desembarque para passeios à Ilha do Francês foram alguns dos pontos colocados em destaque. A pretensão, com a chegada da vacina e obedecendo às regras sanitárias da Secretaria de Saúde nos cuidados com o Covid-19, é que em julho, na Expo-Macaé 2021, seja lançado o Calendário Turístico da cidade. O secretário ressaltou que há um planejamento para isso, mas que a prioridade é a vida.
Fernando Amorim informou ainda que a Prefeitura irá investir em qualificação profissional para atender aos principais setores do turismo e também garantir emprego à população. Hospedagem, guias, recepção e gastronomia foram alguns dos pontos citados pelos representantes dos setores. A região serrana também é uma das prioridades da gestão, que foi ao Portal do Sana para atender às demandas do local.
O Comtur é formado por representantes dos seguintes segmentos: Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, Câmara Municipal de Macaé, Macaé Convention e Visitors Bureau, Associação Comercial e Industrial de Macaé, Câmara de Dirigentes e Lojistas de Macaé, Polo Gastronômico de Macaé, Agências de Viagens e Turismo, Hotelaria e Restaurante, Trade Região Serrana, Iate Clube Macaé e Guias de Turismo de Macaé.