É fato, quando estamos doentes, ficamos fragilizados, sem chão, ficamos desorientados. Fica difícil realmente tomar decisões sérias, sendo até mesmo a mais séria de todas, muito difícil. É difícil escolher um médico. É difícil saber quem vai tomar conta da sua vida, quem vai ser o seu braço direito no pior momento de sua vida.
A decisão de escolher o médico certo passa por inúmeros julgamentos. Em tempos de redes sociais, posts midiáticos e marketing médico, fica fácil ser seduzido por um perfil de Instagram com uma pele linda, pessoas sorridentes, e ostentação. Já diria o ditado: “Nem tudo que reluz, é ouro”. Até na vida pessoal, sabemos que há pessoas que são felizes apenas em suas fotos. Assim acontece com profissionais de saúde, devemos abrir o olho. Devemos desconfiar de especialidades que não existem, especialistas sem especialidade, formados por cursos que não os preparam corretamente para cuidar dos seus pacientes.
A formação do médico requer seis anos de faculdade, e para os especialistas há dois caminhos: a realização de especialização em residência médica ou fazer uma pós-graduação seguida de prova de título. A residência médica geralmente começa em uma área abrangente, um pré-requisito, que dura dois anos e tem uma carga horária de 60 horas por semana, Clínica médica, em áreas clínicas; Cirurgia geral, em áreas cirúrgicas. Após cumprir os requisitos, os médicos fazem outra residência, de dois a quatro anos, para adquirir sua especialidade. Outro caminho é por Pós-graduação, semelhante à residência, seguido de prova de título, da sociedade que rege a especialidade. Após o término das residências, ou da prova de título, o médico pode atuar como especialista. Para atuar como médico e como especialista, o médico precisa validar seus diplomas junto ao CRM (Conselho Regional de Medicina). O médico especialista tem cadastrado, além do CRM, o RQE, que é o registro de uma especialidade válida. Não adianta o médico dizer que é especialista se ele não tiver RQE.
Então como saber quem é meu médico? Fácil, basta consultar o CRM. No estado do Rio de Janeiro, temos o CREMERJ, órgão responsável pelos médicos desse estado. Qualquer pessoa pode consultar os registros de qualquer médico, inclusive se ele tem suspensões, se está habilitado para exercer a medicina, ou alguma especialidade. Basta Visitar o site: www.cremerj.org.br e acessar a sessão “Encontre médico”, pelo nome ou
CRM.
Saber se o médico está habilitado ou não, não é o bastante. Quando contratamos qualquer profissional, a primeira coisa que recebemos é seu currículo. Todos os brasileiros e inclusive os médicos têm seus currículos disponíveis para conferência e acesso através do sistema Lattes, pelo site: lattes.cnpq.br. A busca por essa plataforma permite que você saiba se seu médico publica estudos, tem habilitações, especialidades, informa tudo sobre a formação de quem vai cuidar de você.
Além de tudo isso, converse com seus amigos, seus vizinhos, sua família. Cada paciente tem o médico que escolhe, escolha certo. Analise a sua empatia com o médico, sua confiança, isso é o mais importante.
Dr. Haroldo Igreja
É médico cirurgião oncológico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica