


A cada ano, a deficiência auditiva vem atingindo um número cada vez maior de pessoas. Hoje, por exemplo, cerca de 10,7 milhões de indivíduos têm perda auditiva no Brasil, sendo que, desse total, 2,3 milhões possuem deficiência grave ou severa, conforme estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda. O texto, divulgado por Alana Gandra, da Agência Brasil, diz que nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Além disso, do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos, o que problematiza, em muito, a qualidade de vida dessa parcela da população.
Para abordar o assunto, conversamos com a Dra. Eliana Mancini, sócia-proprietária e fonoaudióloga responsável pela Sonoris Campos. Ela conta que uma das principais dificuldades dos pacientes é identificar a hora certa de procurar auxílio profissional. “A consciência quanto à perda auditiva é muito variável. Ela depende da personalidade da pessoa. Muitas vezes, o indivíduo se acostuma com essa situação e isso faz com que aquela perda auditiva chegue a um estágio muito grave. Em geral, os familiares são os primeiros a identificar o problema, pois a pessoa começa a falar mais alto e muitas vezes não percebe que ela não está ouvindo bem. Ela acha que está tudo normal. Já outras pessoas se sentem muito deprimidas, porque, uma vez que não têm o convívio social adequado, sem ouvir direito, sem participar de conversas na mesa, elas começam a se isolar – e aí se inicia uma depressão. Ou seja: quando a pessoa realmente se dá conta do problema, ele já está num nível um pouco mais avançado, que poderia ter sido resolvido com uma correção leve. Daí a importância de abordar esse tema, porque hoje existem soluções inovadoras para a deficiência auditiva, evitando que o problema se agrave e melhorando a qualidade de vida de inúmeras pessoas”, disse Dra. Eliana.
Um exemplo, segundo ela, é a linha de aparelhos Marvel, uma grande novidade da Phonak. “A linha Marvel já havia sido lançada na Europa e chegou ao Brasil este ano, trazendo uma série de inovações. Uma delas é o acesso remoto ao aparelho, permitindo que o profissional mexa no equipamento com o cliente em casa. O usuário faz o download de um aplicativo no celular e marcamos um horário para, através do computador, a gente acessar os ajustes do aparelho do cliente, no conforto do seu lar, com total comodidade. Além de facilitar a vida do cliente, que muitas vezes é uma pessoa de idade, também tem sido um recurso interessante nesses tempos de pandemia, já que oferece essa possibilidade de acesso remoto, um recurso que será incorporado a todos os outros aparelhos daqui para frente”.
Outra inovação do Marvel, de acordo com a fonoaudióloga, é a experiência auditiva do usuário. “Anteriormente, já havia o B-Direct, um aparelho com o qual você poderia atender o telefone. Tocando nele, o cliente atendia uma ligação telefônica, sem precisar colocar a mão no celular. Mas ele dava a possibilidade de escolher apenas uma orelha para ouvir. Já o Marvel não. Você atende a ligação da mesma forma, acionando um dos lados e, assim, vai ouvir a ligação pelas duas orelhas. Então, é como se você estivesse escutando por viva voz, mas sem que as outras pessoas escutem o interlocutor. Aqueles que estão ao seu redor vão ouvir apenas o que você está falando, como uma ligação normal”, diz Dra. Eliana. “Outra vantagem é que, se você não estiver com o seu celular à mão, numa distância de até 10 metros, você consegue atender uma ligação. Quando você está na rua, você não quer pegar no seu celular, que está na mochila, ou na bolsa, por exemplo. Até mesmo por questões de segurança. Nesse momento de pandemia, inclusive, algumas pessoas estão com medo de pegar no celular por medo de estar contaminado. Esse recurso acaba sendo uma saída para eles. Sendo que existe também a higienização através do desumidificador elétrico, que tem uma luz ultravioleta, cuja ação mata o vírus. É outro recurso importante que também temos na Sonoris”.
Diferente do passado, onde os aparelhos apenas amplificavam frequências, sem levar em conta as características de cada indivíduo, os aparelhos auditivos de hoje são cada vez mais personalizados, garantindo uma melhora expressiva na qualidade de vida do paciente. Por isso a Sonoris Campos trabalha com as tecnologias mais atuais do mercado, além de ter diferentes formas de pagamento, a fim de garantir o acesso a essas tecnologias. Se você deseja soluções para o seu problema auditivo, não perca tempo! A Sonoris Campos se localiza à rua Voluntários da Pátria, 185, ao lado do Centro de Saúde e atende pelos telefones (22) 3025-5266 e (22) 99808-8313.