Por muito tempo, o público leitor foi acostumado a receber as mais diversas notícias de forma padronizada, sem que os conteúdos refletissem diretamente a sua realidade. Foi nesse momento que os órgãos de imprensa começaram a criar publicações dirigidas, a fim de atender melhor os seus leitores. No interior fluminense, quem se destacou nesse sentido foi o Mania de Saúde, que desde 1991 enxergou a importância de um veículo segmentado, desbravando um mercado ainda não atendido de forma assertiva na região: a área da saúde.
Desde lá, o jornal se tornou a principal referência na divulgação de produtos e serviços prestados na área médica e odontológica, dando ênfase a conteúdos dirigidos a um público seleto, ouvindo profissionais de renome em diferentes áreas de atuação. Essa característica, com o tempo, fez com que o Mania de Saúde atraísse nichos ainda mais segmentados, que passaram a ver o jornal como um importante meio de encontrar soluções para o seu dia a dia.
Um caso ilustrativo é o da dentista especializada em pacientes com necessidades especiais e odontologia domiciliar, Dra. Ada Lavor. Parceira do jornal há uma década, ela comenta como conheceu o Mania de Saúde e por que decidiu apostar no mensário. “Conheci o Mania de Saúde quando fiz a primeira parceria com o jornal, no ano de 2010, além de já ter visto muitas vezes em recepções de clínicas ou consultórios. Por ser um veículo com direcionamento na área da saúde, entendo ser uma boa alternativa para quem busca por profissionais nesse segmento. Sendo assim, pela amplitude de veiculação, decidi pela escolha”, declarou.
Ao longo desse tempo, Dra. Ada foi ouvida em diversas reportagens que versavam sobre assuntos relevantes para os pacientes com necessidades especiais, cuja divulgação, muitas vezes, é ansiada pelas próprias famílias. Nesse contexto, Dra. Ada explica como o jornal tem contribuído para a veiculação de temas que fazem a diferença na vida de inúmeras pessoas. “Tendo em vista o foco de nossa parceria, que é o atendimento odontológico domiciliar, o Mania de Saúde atua como um veículo que chega às famílias e amigos de pessoas que precisam de cuidados em casa. Falar sobre odontologia para pacientes especiais torna-se importante em veículos de comunicação como esse, porque, mesmo com toda veiculação, ainda há pessoas que não tiveram acesso ou conhecimento do nosso trabalho”.
Diante da relevância dessa atuação, em abril de 2019 Dra. Ada figurou na capa do Mania de Saúde, onde destacou a excelência do serviço, que preza pela humanização. “É um trabalho que vai além da tecnologia e do mecanicismo que a profissão exige. Ter habilidade com a técnica e materiais odontológicos é essencial, porém o feeling de criar protocolos de atendimento individualizados, com abordagem psicológica correta, sabendo abrir um canal de comunicação com o paciente, seja ele verbal, gestual ou pelo olhar, requer do profissional algo mais. Esse é o grande encanto, o desafio diário da profissão que escolhi”, disse ela na ocasião. “Hoje muitas pessoas precisam do atendimento especializado na odontologia. A longevidade vem aumentando e os pacientes com necessidades especiais precisam de um profissional que saiba lidar com essas peculiaridades para evitar maiores riscos à saúde e, consequentemente, levar uma melhor qualidade de vida para cada um deles”.