Mesmo diante das mudanças de datas do ENEM, os preparativos para o vestibular não param. Até porque muitas instituições fazem o seu próprio processo seletivo e é fundamental que os alunos que estão concluindo o ensino médio estejam afiados para as provas.
Em Itaperuna, o Colégio Único tem mantido o foco e buscado preparar seus estudantes para as provas que virão, como explica Catarina Muniz Ferreira, proprietária da escola. “Na ótica de Pitágoras, com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. Dessa forma, com excelência educacional no cenário nacional, o Sistema Educacional Único vem, mais uma vez, dar destaque ao que é para nós o maior escopo: ensino de qualidade. Apesar de vivermos um tempo atípico, adaptamo-nos à nova realidade de ensinar, atrelando conhecimento e tecnologia ao ensino Único de ser. É necessário, também, ressaltar a importância do professor nesse contexto. A interação professor-aluno, hoje, é muito mais dinâmica. O professor tornou-se mais que um orientador, é um estimulador que guia os alunos na construção de seus próprios conceitos, valores, atitudes e habilidades. Salas de aulas vazias, gélidas, sem o calor da rotina das turmas foi motivo de hesitação, mas nunca de desistência. Neste tempo de isolamento, os professores receberam o desafio de, além das competências, que lhes são inatas, transcenderem o modo de ensinar, propondo aulas ainda criativas, ousadas, contextualizadas, atuais e virtuais. Dessa forma, a intenção do corpo docente é ter como ponto de partida o vínculo entre o conteúdo conceitual a ser construído e um fato real ou uma vivência cotidiana acessível aos alunos, a ponto de conseguirem estabelecer uma relação entre o que está sendo aprendido e o que é vivido ou percebido no cotidiano, alcançando assim um patamar educacional notável”.
Catarina prossegue: “Outrossim, diante deste cenário turbulento, com modificações na aplicação – digitais e presenciais – e na data da prova, o Enem desponta como uma ferramenta fulcral para os estudantes, visto que é ele o passaporte para grandes universidades brasileiras, daí a importância de se obter excelentes resultados. Desta maneira, em coadunação com o filósofo Sócrates, que afirma que as experiências e princípios vividos devem ser trocados com sinceridade e destemor, torna-se o pilar mais importante: o relacionamento com nossos alunos. As conversas, os apelos, os conteúdos, tudo isso só tem significação real, se antes colocarmos nosso aluno em primeiro lugar. É por ele que estamos aqui, e é pelo futuro que os discentes estão lutando. Assim, nossas responsabilidades são compartilhadas e a empatia é a palavra de ordem. Ademais, é mister reconhecer o apoio incondicional da direção da escola, que compreende a dificuldade do momento, e que atende de maneira viva e exímia na resolução dos entraves do cotidiano. Sabemos que o que move realmente nossas vidas são os sonhos. E quando se tem consciência do seu desejo, nenhum óbice é capaz de inviabilizá-lo. Assim, por mais que tenhamos sentido a ausência de nossas salas, do convívio diário, das conversas triviais com os alunos, não houve a diminuição do oferecimento de aulas de qualidade e o coração aberto para o colóquio amistoso. Conquanto o tempo possa parecer inóspito na realização das tarefas escolares, o ensino de qualidade sobrevive, e como a fênix, renasce a cada aula ministrada. Quanto aos resultados, mesmo diante dessa hecatombe social, será satisfatório, pois sabemos que a flor que desabrocha na adversidade, é a mais rara e bela de todas”.
