Prepare-se para sua cirurgia plástica!

Dr. Leonardo Guimarães

Nas últimas décadas, o Brasil e o mundo assistiram a um crescimento vertiginoso do mercado de cirurgia plástica, devido ao desejo da maioria das pessoas em aprimorar a estética corporal. Tanto que nem a crise financeira dos últimos anos abalou o setor: em 2018, por exemplo, o Brasil foi considerado o país com o maior número de cirurgias plásticas realizadas no mundo, ultrapassando países como Estados Unidos e Alemanha, tornando-se então líder nesse tipo de procedimento.

Diante desse cenário, é de se imaginar quantas pessoas ainda nutrem o desejo de corrigir alguma coisa que lhe desagrada no corpo, mas que devem estar se sentindo reprimidas por esse momento de distanciamento social. Foi pensando nelas que a Espaço Duo decidiu implementar um serviço de atendimento on-line de pacientes, visando suprir um pouco essa demanda.

Afinal, mesmo que as cirurgias eletivas ainda estejam temporariamente suspensas, por conta do novo coronavírus, o preparo para uma cirurgia plástica requer tempo e planejamento – e é esta demanda que os médicos cirurgiões plásticos Dr. Rodrigo Guimarães e Dr. Leonardo Guimarães têm buscado atender nesse momento, como eles mesmos contam ao Mania de Saúde.

“A gente está começando a implementar agora o sistema de atendimento on-line, que é uma novidade para muitas pessoas, mas que já fazíamos de maneira informal no nosso dia a dia, oferecendo suporte aos nossos pacientes, que às vezes, por alguma eventualidade, nos buscavam por WhatsApp ou por Skype para tirar alguma dúvida. Agora, no entanto, com a questão da pandemia, essa demanda ficou mais evidente. Por isso, decidimos implantar o atendimento on-line de maneira mais sistematizada, a fim de atender a esse público”, revelam os médicos. “O interessante é que, ao contrário do que muitos pensam, o atendimento on-line consegue ser bastante resolutivo. É possível adiantar de 80 a 90% do procedimento através dessa primeira conversa com o paciente. Afinal, é onde a gente conhece a história dele, entende suas queixas, que tipo de cirurgia deseja, o que o incomoda, verifica se tem algum problema de saúde, entre várias outras questões que ajudam a delimitar toda essa história clínica do paciente e solicitar os exames necessários Mania de Saúde | 5 para a cirurgia, trazendo mais comodidade e resolutividade a cada um deles”.

Segundo Dr. Rodrigo e Dr. Leonardo, a realização do planejamento cirúrgico facilita, também, a etapa seguinte do atendimento, que é a consulta presencial, feita antes da cirurgia. “Isso é importante porque, durante o planejamento cirúrgico, a gente solicita todos os exames pré-operatórios e, em algum momento antes da cirurgia, esse paciente tem que voltar para uma consulta presencial. Não existe a possibilidade de operar ninguém sem a gente reavaliar esse paciente antes. É necessário frisar isso porque sempre vai haver uma consulta presencial antes da cirurgia para confirmar ou fazer pequenos ajustes no planejamento”, dizem os cirurgiões.

Eles citam, inclusive, a quantidade de dúvidas que os pacientes têm em relação ao orçamento. “As pessoas sempre perguntam o valor dos procedimentos por telefone, mas, por mais que tenhamos uma tabela, a gente precisa avaliar o paciente. Não se pode banalizar. No atendimento on-line, por exemplo, a gente já consegue ter uma noção do orçamento, que vai ser confirmada, depois, na consulta presencial. Outra dúvida que as pessoas têm, nesse contexto, é se irão pagar duas vezes. Mas não! Se o paciente pagou pelo atendimento on-line, que segue todo o modelo de uma consulta convencional, ele não pagará pela segunda consulta, que será presencial. Da mesma forma que, se pagou por uma presencial, terá direito a uma segunda via on-line, se assim desejar. Essa possibilidade tem auxiliado diversos pacientes, que conseguem fazer melhor o seu planejamento cirúrgico. Até porque muitos deles moram em outras cidades, ou mesmo fora do país, e necessitam desse suporte”, destacam.

A vantagem desse trabalho, conforme explicam Dr. Rodrigo e Dr. Leonardo, é favorecer a realização da cirurgia quando elas forem liberadas. “Ainda não há uma data definida para o retorno das cirurgias, mas, provavelmente, em breve, estaremos voltando às atividades normais e as pessoas que continuam tendo seus sonhos e suas vontades estéticas podem adiantar algumas etapas, pois, assim que retornar, já estarão com seus exames pré-operatórios em mãos. Agora é o momento de se planejar para, quando voltarem as cirurgias, estar tudo encaminhado para o paciente realizar o seu tão esperado procedimento”.