Escolas se adaptam ao ensino on-line

Colégio Único buscou rapidamente se adaptar ao novo cenário de ensino on-line

Com a suspensão das aulas provocada pela pandemia do novo coronavírus, as escolas e os estudantes tiveram que se adaptar a uma nova realidade: as aulas on-line. O que a princípio parecia assustador e incerto, com o tempo tem se provado eficaz e a melhor alternativa para este momento de isolamento social. Em todo o país, escolas das redes pública e privada já estão funcionando desta forma, permitindo que, mesmo durante a quarentena, os alunos continuem recebendo aulas e o conteúdo que precisam.

Em Itaperuna, o Colégio Único já se estabeleceu dentro deste novo cenário, como explica Catarina Muniz Ferreira, proprietária da escola. “Em meio à pandemia da Covid-19, com o isolamento social necessário para a segurança de todos e, como consequência, a suspensão das aulas presenciais, surge um grande desafio: como amenizar o impacto causado na educação e dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem? O cenário atual é desafiador e o Colégio Único rapidamente encontrou uma forma de se adaptar a essa nova realidade. Com sua brilhante equipe de professores e funcionários, propôs estratégias para continuar com a rotina de estudo de seus alunos. Sem as aulas presenciais, entra em cena, com toda a sua força, a tecnologia. São vídeos gravados pelos professores, aulas on-line, plataformas digitais, compartilhamento de informações, avaliações digitais, tudo para manter a excelência da aprendizagem”.

Alunos têm produzido muito conteúdo durante o isolamento social

Ainda de acordo com Catarina, a palavra de ordem no Colégio Único é disciplina. “Para tanto foi montado um horário de estudo semelhante ao habitual, procurando aproximar, ao máximo, das atividades presenciais. Projetos como o ‘Clube do Livro’ continuam em ação através da sala de reunião Zoom, com debates e produções (artigos, crônicas, poesias, vídeos…), os quais têm sido feitos semanalmente. Os alunos que farão vestibulares e o ENEM também estão com uma rotina firme de estudos, priorizando e revisando matérias através de Banco de Questões e aulas extras, com todo suporte necessário para potencializar suas competências e habilidades. Neste panorama, em que aulas on-line levam a sala de aula para dentro de casa, o Único firma sua parceria com a família numa relação de comunicação, interação e confiança. Vale lembrar que, neste período de pandemia, o corpo docente do Colégio – empenhado em fazer chegar ao alunado os conteúdos a serem aprendidos – chega à conclusão proferida por Albert Einstein: Não ensino a meus alunos. Crio condições para que aprendam”.

As imagens que ilustram essa matéria foram feitas durante esse período de isolamento social, por uma das equipes que participam do Clube do Livro. A leitura da obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, deu o norte para os debates e a organização dos trabalhos. O Colégio Único pretende publicar um livro no final deste ano com todos os trabalhos.