Alternativas para os pequenos empreendedores

O atendimento do Sebrae tem sido feito remotamente, pela internet

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-Rio) lançou desde o dia 21 de março uma plataforma gratuita com orientações para empreendedores em meio ao fechamento do comércio e estabelecimentos no estado em decorrência da pandemia do coronavírus. Os conteúdos foram organizados por especialistas que dão orientações sobre como ampliar as vendas, atingir os clientes, minimizar impactos e encontrar novas oportunidades durante a crise.

De acordo com o Sebrae, os setores mais atingidos pelo período de quarentena são os do turismo, moda, beleza, economia criativa e alimentação. Segundo Gilberto Soares dos Reis, coordenador regional do Sebrae Campos, os atendimentos continuam remotamente. “Mesmo com todos os escritórios fechados, atendimentos e cursos presenciais temporariamente suspensos, toda a equipe de analistas do Sebrae/RJ está à disposição dos empreendedores fluminenses através dos canais digitais como WhatsApp (21-96576-7825), Facebook (Sebrae Norte Fluminense) e Instagram (@ sebraerj). O atendimento e abrangência do Sebrae Norte Fluminense se estende aos municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Carapebus e Conceição de Macabu. Para solicitar atendimento gratuito e exclusivo, os interessados deverão acessar o Portal www.especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br. Além dessa consultoria gratuita, os empresários www.maniadesaude.com.br inscritos poderão conferir ebooks, vídeos, materiais sobre Finanças, Crédito, Presença Digital, Legislação, Inovação, entre outros temas”.

Ainda de acordo com Gilberto, outras alternativas utilizadas para chegar até quem precisa são os eventos digitais que o Sebrae/RJ criou, como os Talks (bate-papos interativos online, mediante inscrição prévia, com divulgação nas redes sociais da entidade), Trilhas Digitais (totalmente pelo WhatsApp) e Lives Temáticas (no Instagram Oficial do Sebrae/RJ). “Para Campos e região, durante os meses de abril e maio, já foram oferecidos os mais variados temas em Talks, como Inteligência Emocional, Finanças, Marketing Digital, Estratégias Empresariais Pós-Pandemia, Ferramentas Inovadoras, entre outros. Os setores de Alimentação Fora do Lar, Óleo & Gás e Varejo também foram contemplados com informações e convidados especialistas para levar ao empresariado norte fluminense importantes pontos de vista para ajudá-lo em sua tomada de decisão”.

As lives no Instagram continuam, sempre com convidados especiais e muita interatividade, no perfil oficial do Sebrae/RJ, com temas como questões trabalhistas, franquias, novas tecnologias, perspectivas para o turismo, comércio eletrônico e marketplace, entre outros. Os 5 temas mais procurados junto aos analistas pelos empreendedores durante esse período de pandemia foram os seguintes: Crédito, Finanças, Presença Digital, Estratégia e Comportamento Empreendedor.