Órtese craniana: a solução para o seu filho chegou

Órtese craniana
Dr. Rafael Malafaia

O avanço tecnológico tem favorecido o surgimento de uma série de recursos inovadores nas mais diferentes áreas da saúde. Mas, quando o assunto é saúde infantil, isso fica ainda mais evidente. Se no passado existiam poucas tecnologias para beneficiar o desenvolvimento da criança, hoje o mercado apresenta soluções cada vez mais avançadas para garantir que ela receba estímulos adequados desde os primeiros anos. Um exemplo bastante claro dessa realidade é o uso das Órteses Irleve.

Projetadas para beneficiar o tratamento de assimetrias cranianas, as Órteses Irleve chegam à nossa região por meio da Osteoclinic Kids, que tem oferecido um atendimento diferenciado para as famílias, com o objetivo de garantir o acesso a tudo o que há de mais moderno para beneficiar o desenvolvimento dos pequenos nessa área.

A assimetria craniana, para quem não sabe, é quando as extremidades do crânio ficam desproporcionais, sendo observado amassamentos e diferenças entre os lados, deixando a cabecinha do bebê com formato irregular. Essa condição pode surgir ainda na gestação, por compressões no útero, e continuar após o nascimento, especialmente se houver restrição de movimentos da cabeça.

A importância desse tipo de tratamento, inclusive, vem ganhando cada vez mais destaque hoje em dia, já que as assimetrias cranianas em bebês podem afetar não só o formato do crânio, mas também o desenvolvimento motor e até a estrutura facial, reforçando a necessidade de que sejam identificadas precocemente, a fim de garantir formas eficazes de prevenção e tratamento.

Para saber se o crânio do seu bebê está simétrico, é importante a avaliação do profissional, assim como o escaneamento craniano 3D. O exame é realizado para identificar as proporções cranianas e, também, para a prescrição e produção da órtese, sendo utilizado em 3 momentos: na consulta de avaliação, para identificação da necessidade ou não do uso da órtese; para solicitação de produção de órtese craniana (tem validade de até 7 dias entre o exame e o pedido); e para a alta do tratamento.

Lembrando apenas que o exame da avaliação pode ser utilizado para a solicitação desde que esteja no prazo de validade. Caso o exame tenha mais de 7 dias, será necessário realizar o 2º exame. E, eventualmente, pode ser recomendada a realização de exames durante o tratamento.

A partir do escaneamento, será produzida a órtese personalizada e, nesse caso, pode-se optar pela Órtese Smartband Plus ou pela Órtese Smartband Pro 3d, que apresentam diferentes características. A Órtese Smart é mais rígida, tem uma manutenção mais frequente e é super indicada para assimetrias severas. A Órtese Smart 3D é mais leve, mais confortável, com fácil colocação e as reavaliações são mais espaçadas (mensal). Ambas possuem valores distintos, com alternativas de pagamento para facilitar a aquisição pelas famílias, visando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos bebês.

Quer saber então como garantir esse recurso e oferecer o melhor tratamento para o seu filho? Entre em contato pelo número (22) 99222-0990 e agende uma avaliação.