Um nome que virou marca

Um nome que virou marcaMuita gente acha que o sonho de todo artista é fazer sucesso. Mas o caminho até lá passa por algo um pouco mais sofisticado: é preciso, antes de tudo, construir um estilo, desenvolver uma marca pessoal, fazendo com que seu nome se diferencie dos demais. Pois foi isso que aconteceu com o fotógrafo Ricardo Bueno, que chega aos 30 anos de carreira como uma referência incontornável na vida de tantas pessoas em nossa região, eternizando histórias com alma e personalidade.

Os números, inclusive, ajudam a entender esse sucesso: só no Instagram, por exemplo, Ricardo Bueno já publicou mais de 12 mil fotos, entre modelos, noivas, gestantes e profissionais liberais. A rede social mais famosa do mundo, porém, foi criada apenas em 2010. Se o Instagram já existisse nos anos 1990, fica difícil imaginar quantas modelos estariam hoje eternizadas na galeria de Ricardo Bueno, que se orgulha da forma como estabeleceu uma carreira marcada por entrega diária e paixão pelo que faz. Afinal, não são apenas 30 anos corridos no calendário, mas três décadas de atuação constante, mantendo-se sempre no topo da profissão.

“É uma alegria profunda olhar para trás e ver uma história construída com tanto empenho e dedicação, a ponto de atravessar gerações. A menina que fotografei aos 15 anos, por exemplo, ficou adulta, se casou e trouxe a filha dela para fazer um ensaio comigo – mas essa menina também já cresceu, teve um bebê e agora retorna ao estúdio para novos cliques. Estou chegando, assim, à terceira geração de muitas famílias, o que é uma alegria inexplicável. É como um troféu para mim”, conta o fotógrafo, que frequentemente ouve relatos dessa natureza, tanto no estúdio quanto no Instagram.

Mas, embora tenha se tornado referência na cidade, nem todos conhecem a trajetória de Ricardo Bueno, que nasceu em Niterói, mas tem raízes familiares em São Fidélis, onde iniciou sua trajetória profissional. “Tudo começou em São Fidélis, onde me estabeleci de vez aos 21 anos. Foi quando fiquei mais conhecido, tive coluna social, fui secretário de cultura e passei a me envolver com fotografia, mas sempre preocupado com estética. Afinal, fazia muitos ensaios de 15 anos e achava que as meninas precisavam estar mais produzidas. Com isso, me envolvi também com maquiagem, que se tornou outro braço da minha atuação. Comprei uma maleta, minha mãe me deu minha primeira câmera e, desde então, não parei mais”, revela Ricardo, que teve uma inspiração na família: o tio Elias Francioni, fotógrafo de estilos diferentes, mas bastante premiado, demonstrando que a vocação para a área estava no sangue.

Sempre antenado às principais tendências da moda e da estética mundial, Ricardo Bueno sabe o peso de uma boa imagem, que se reflete não apenas na sua elegância e educação notáveis, mas sobretudo no cuidado com cada modelo. Isso explica seu grande talento em realçar a individualidade de cada fotografado – e eles são muitos. “Faço bastante ensaios de formatura, como Medicina e Direito, bem como fotos corporativas, além de gestantes e debutantes. Vejo que o público já conhece minha proposta, que não se resume a clicks e entrega de arquivos no computador. Eu estudo muito a pessoa, observo seus movimentos, realço traços com maquiagem e busco deixá-la à vontade para obter o melhor resultado. Todo esse processo faz com que elas se sintam seguras e confiantes, refletindo isso nas próprias imagens”, disse.

Ao fazer da fotografia uma experiência única, Ricardo Bueno acaba, muitas vezes, ultrapassando seu leque de atuação, portando-se quase como um consultor de imagem pessoal, o que ele encara com leveza e entusiasmo. “É muito bacana receber tantos feedbacks das pessoas, a ponto de muitos clientes pedirem dicas de imagem pessoal. O mesmo acontece com as noivas, já que a maquiagem representa um capítulo à parte nessa história. Apesar de me sentir honrado com esses elogios, sempre lembro que sou uma pessoa simples, que não cobra preços altos e não se deixa influenciar por falsas impressões. Meu objetivo é apenas servir aos meus clientes com o máximo de empenho e dedicação”.