Canetas injetáveis ligam sinal de alerta

Canetas InjetáveisPoucos medicamentos causaram tanto alarde recentemente quanto os desenvolvidos para a perda de peso e controle do diabetes, entre eles o Ozempic. Afinal, a famosa caneta injetável traz em sua composição a substância semaglutida, que auxilia na redução do apetite e no aumento da sensação de saciedade, atraindo um público amplo e ansioso por resultados. Mas a forma como o Ozempic vem se popularizando no país acendeu o sinal de alerta de diversos profissionais de saúde, especialmente pelos efeitos adversos em determinados pacientes.

Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu uma nota informativa para ressaltar o impacto desses medicamentos na saúde da pele. Isso porque, além de gerar repercussões no organismo, podendo causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia, constipação e dor abdominal, os medicamentos à base de semaglutida também podem repercutir na saúde cutânea, como alertou o médico dermatologista Dr. João Renato Gontijo, coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD.

“Embora os efeitos adversos mais comuns sejam gastrointestinais, em relação à pele, estudos recentes identificaram efeitos menos comuns, mas relevantes. Entre eles estão queda de cabelo (alopecia), alterações na sensibilidade da pele (como formigamento, dor ou queimação) e reações no local da aplicação subcutânea. Eventos raros foram relatados de maneira isolada como penfigoide bolhoso, vasculite leucocitoclástica e angioedema”, explica o coordenador.

Canetas InjetáveisOutro aspecto importante, segundo ele, diz respeito às mudanças que podem acompanhar o uso desses medicamentos. “A rápida redução de gordura corporal, inclusive na face, leva à diminuição do volume subcutâneo, podendo resultar em flacidez, rugas e aparência envelhecida”, ressaltou. Ainda segundo o dermatologista, a perda de peso rápida e acentuada pode comprometer os níveis de nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e ácidos graxos, fundamentais para a manutenção da hidratação, elasticidade e proteção da pele.

Recentemente, o pesquisador Adam Taylor, que atua na Universidade de Lancaster, popularizou o termo “rosto Ozempic” ao abordar o uso desses medicamentos para perda de peso. Segundo ele, trata-se de uma aparência afundada ou oca que o rosto pode assumir em pessoas que tomam esses fármacos, o que pode aumentar os sinais de envelhecimento. “Isso acontece porque a ação da semaglutida (o ingrediente ativo tanto no Ozempic quanto no Wegovy) não age apenas na gordura que queremos perder. Em vez disso, ela tem como alvo toda a gordura corporal”, alertou Taylor, lembrando que a semaglutida também pode afetar a boca e os dentes, sendo que os efeitos colaterais podem levar a danos duradouros.

Substâncias como a semaglutida, portanto, exigem avaliação médica cuidadosa, de modo a garantir que seu uso seja seguro, necessário e compatível com as condições de cada paciente. Só o médico poderá dizer se ela é uma boa opção para o seu caso. E, para garantir ainda mais segurança nesse processo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou recentemente a obrigatoriedade de retenção de receita para a compra desses produtos, a fim de evitar o uso indiscriminado. A agência afirmou que a medida “tem como objetivo proteger a saúde da população brasileira, especialmente porque foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas pela Anvisa”. Na dúvida, não arrisque: procure o seu médico e faça uma avaliação.